Ícone do site Tribuna de Minas

‘Apagão nacional’: cidades da Zona da Mata e Vertentes ficam sem energia elétrica

Tarifa Cemig 2 fernando priamo
PUBLICIDADE

Na manhã desta terça-feira (15), por volta das 8h30, moradores de cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes registraram queda e picos de energia elétrica em suas casas. A causa desse ocorrido foi um ‘apagão nacional’, que atingiu Juiz de Fora, Barbacena, São João del Rei, Santos Dumont e Muriaé. Também foram registrados relatos no Distrito Federal e em 25 estados, como Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Paraíba. Em Juiz de Fora, os bairros Santa Luzia, Nova Benfica, Paineiras e Santa Cruz foram alguns dos atingidos.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrica (ONS), responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia, foi interrompido o fornecimento de 16 mil MW em todas as regiões. Mas até as 10h45, já haviam sido recompostos mais de 13mil MW de carga. As recomposições começaram a ser concluídas na região Sul e na região Sudeste, além de 30% da carga da região Norte e de 73% da região Nordeste.

PUBLICIDADE

O ONS confirma que a ocorrência no sistema provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. “Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar a propagação da ocorrência. O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas”, explicaram.

PUBLICIDADE

Em nota, a Energisa esclareceu que aconteceu um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em diversos locais. “Como proteção, por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão.” Conforme o último posicionamento da empresa, na área da Energisa Minas Rio, o evento ocorreu entre 8h30 e 8h35, sendo o fornecimento de energia normalizado.

A Cemig, por sua vez, afirmou que parte do sistema elétrico que atende os clientes de Minas Gerais foi afetada pelo acionamento automático do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) do Sistema Interligado Nacional (SIN), que evita a propagação de desligamentos no SIN. Através de comunicado, a Companhia declarou: “O desligamento ocorreu aproximadamente às 08h31 e o restabelecimento se iniciou a partir da autorização do ONS, às 08h46. Todos os clientes afetados da área de concessão da Cemig Distribuição em Minas Gerais foram restabelecidos”.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile