Ícone do site Tribuna de Minas

Com abastecimento comprometido, Barbacena suspende serviços e aulas

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Barbacena suspendeu aulas em algumas escolas municipais e serviços de atendimento à população não prioritários em razão do desabastecimento de água no município. A medida começa a valer nesta segunda-feira (15) e ainda não há previsão de retorno à normalidade. O fornecimento de água ficou comprometido após um caminhão-tanque explodir na BR-040 e derramar óleo diesel no Rio das Mortes, na última quarta-feira (11).

Conforme o Executivo, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Nova Cidade e o atendimento ao público na Prefeitura do município foram interrompidos. Além disso, as aulas foram canceladas nas escolas E. M. José Felipe Sad, E. M. Inês Piacesi, E. M. Lia Salgado, E. M. Professora Yayá Moreira, E. M. Padre Sinfrônio de Castro, E. M. Sebastião Francisco do Vale e E. M. Lions.

PUBLICIDADE

Os serviços de saúde, a Coleta e Limpeza Urbana, o CRAS São Pedro e as outras escolas municipais, em áreas abastecidas pela COPASA,  continuam com as atividades ativas. O município está atuando com a ajuda de quatro caminhões-pipa para abastecer hospitais, asilos, forças de segurança, entre outros órgãos e serviços essenciais. Pessoas com vulnerabilidade clínica têm prioridade para receber o fornecimento, mas precisam comprovar previamente sua condição.

PUBLICIDADE

Município pede economia de água à população

A gestão do município ainda informou que a água que está sendo distribuída vem de outra captação, reservatórios e poços artesianos do Serviço de Água e Saneamento (SAS). No entanto, a Prefeitura orienta a população a fazer uso racional da água até que a situação seja regularizada.

“Ressaltamos que a água de diversos pontos do afluente e rio estão sendo analisadas constantemente para averiguar a extensão do dano, bem como os componentes presentes. É importante destacar que as bombas de captação e abastecimento foram desligadas antes que o óleo diesel pudesse chegar na estação de captação do município, resguardando a população”, destaca a nota publicada no site da Prefeitura de Barbacena.

PUBLICIDADE
Afluente do Rio das Mortes, que foi atingido pelo combustível em Barbacena (Foto: Reprodução / Prefeitura de Barbacena)

A reportagem questionou o Serviço de Água e Saneamento (SAS) da Prefeitura de Barbacena a respeito da previsão de retorno do abastecimento e dos serviços suspendidos, mas, até o momento, não obteve resposta.

Caso pode gerar multa de R$ 140 mil ao dia

Conforme a Advocacia Geral do Município, a justiça foi acionada devido a falta de suporte da empresa responsável pelo transporte da carga diante dos prejuízos causados ao município. Dessa maneira, foi determinado que a empresa arque com os custos dos gastos para análises da água sujeito a multa de R$140,000.000 por dia de descumprimento da medida. 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile