Um homem, de aproximadamente 35 anos, morreu após ter sido eletrocutado por cerca de 30 minutos, recebendo descarga elétrica em torno de 13.800 volts, enquanto trabalhava na construção civil, na manhã dessa terça-feira (14), no município de Barroso, a 125 quilômetros de Juiz de Fora.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Barbacena, o chamado para socorro relacionado à grave ocorrência de eletrocussão foi feito à central da corporação, por meio do 193, por volta de 8h15. “Rapidamente várias equipes se deslocaram para a Rua Olímpio Barbosa, no município vizinho.” Chegando ao endereço, “os militares presenciaram uma cena dramática, na qual um trabalhador da construção civil, pai de família, estava sendo eletrocutado há pelo menos 30 minutos”.
Ainda segundo os bombeiros, o acidente teria ocorrido devido à montagem irregular de um andaime de madeira em um prédio residencial em obras, de três pavimentos. Ao iniciar seu trabalho naquela manhã, a vítima teria entrado em contato com partes energizadas da estrutura, que teriam ficado junto ao poste de energia elétrica, na altura do último andar do edifício.
“Em um cenário de ocorrência muito perigoso, os bombeiros acessaram o prédio e, juntamente com socorristas do Samu, conseguiram fazer a retirada da vítima do local de risco”, destacou a corporação, lamentando que, devido à longa exposição à descarga elétrica de alta intensidade, o trabalhador sofreu uma parada cardiorrespiratória. “O que se seguiu foram cenas dramáticas, que misturaram a dedicação de bombeiros militares e socorristas do Samu em tentar reanimar a vítima e a comoção de vizinhos e conhecidos que acompanhavam estarrecidos tudo o que viam.”
Apesar de todos esses esforços das equipes socorristas, inclusive com a presença de ambulância do Samu com médico, o homem não resistiu e teve o óbito constatado. A ocorrência também contou com apoio da Polícia Militar, que auxiliou no controle e segurança do local.