Ícone do site Tribuna de Minas

Vereador é preso por suspeita de liderar organização criminosa na Zona da Mata

Operacao Sicario MPMG divulgacao
PUBLICIDADE

Um vereador da cidade de Araponga, município da Zona da Mata, foi preso nesta sexta-feira (14), por suspeita de ser um dos líderes de uma organização criminosa que seria responsável por homicídio qualificado, porte de arma e tráfico de drogas. A prisão ocorreu durante a operação “Sicário” do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

De acordo com o MP, a operação cumpre 11 mandados judiciais no município de Viçosa, Araponga e Sericita, sendo três mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão. Durante a atuação, a polícia também prendeu uma pessoa em flagrante e apreendeu dois adolescentes. Foram apreendidas drogas, armas de fogo e diversas munições.

PUBLICIDADE

Conforme o órgão, o vereador é o principal investigado. Ele e seus familiares seriam muito temidos na região e o político estaria usando sua posição de autoridade para garantir a impunidade de seus atos ilícitos. Segundo o coordenador do Gaeco, Breno Costa da Silva Coelho, há fortes indícios de que o vereador e os investigados se valem de terceiras pessoas para praticar crimes e ocultar provas, num contexto que ele afirma ser semelhante à “pistolagem”.

PUBLICIDADE

A organização criminosa atua na região de Araponga, Ervália e Viçosa. As investigações têm como objetivo apurar o envolvimento dos integrantes do grupo, inclusive o vereador e seus familiares, com homicídios qualificados consumados na cidade de Araponga, assim como a participação no grupo criminoso, conhecido pela prática de crimes violentos, incluindo a execução de pessoas.

As diligências seguem em andamento ao longo desta sexta-feira. Também participam da operação promotores de justiça, servidores do Ministério Público, as polícias Militar e Civil, além do apoio do Gaeco de Ipatinga.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile