O Parque Estadual do Ibitipoca, localizado em Lima Duarte, no distrito de Conceição de Ibitipoca, ganhou três novas atrações no último domingo (10). As três cachoeiras batizadas de Pedra Furada, Cachoeira do Encanto e Poço do Campari foram incorporadas ao Circuito do Pico do Pião, um dos três que compõem a unidade de conservação, por uma trilha de acesso de cerca de um quilômetro de extensão.
O novo trecho de acesso foi aberto com técnicas de manejo sustentáveis, que evitam o processo de erosão. Foram implantadas estruturas para dar segurança tanto ao visitante como para o meio ambiente. As obras foram iniciadas em abril deste ano e contaram com a participação da comunidade local, como destaca a gerente da unidade Clarice Silva. “Eles ajudaram com a doação de materiais e mão de obra. O trabalho conjunto com a comunidade é uma prática do Ibitipoca e que funciona como chave para a efetividade das ações na unidade. A comunidade se sente parte do processo e se apropria do trabalho, e, quando isso é feito, ela dá mais valor à unidade de conservação, cuida e conserva mais.”
O Parque Estadual do Ibitipoca recebe em média cerca de 90 mil visitantes anualmente. A unidade gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) possui três circuitos abertos à visitação: Janela do Céu, Circuito das Águas e Pico do Pião. O último, segundo a gerente da unidade, é o menos visitado. A incorporação de atrações que oferecem a possibilidade de banho ao roteiro, que antes não oferecia essa atração, deve ajudar a desafogar o fluxo em direção à Janela do Céu, principal atração do Ibitipoca.
O parque fica aberto diariamente, das 7h às 17h, com limitação de mil visitantes ao dia. As visitas na nova trilha já podem feitas.