Ícone do site Tribuna de Minas

Defesa Civil retira mais 40 famílias de área de risco em Petrópolis

capa desabamento prefeitura petropolis1

07/11/2017- Rio de Janeiro - Deslizamento na BR-040, que liga o Rio de Janeiro a Juiz de fora, destruiu uma casa e abriu uma cratera às margens da pista. A Secretaria de Defesa Civil de Petrópolis interditou 50 casas Foto: Prefeitura de Petrópolis

desabamento prefeitura petropolis
Cratera aberta às margens da BR-040, em Petrópolis (Foto: Prefeitura de Petrópolis)
PUBLICIDADE

Mais 40 famílias aproximadamente foram retiradas preventivamente da área onde ocorreu um desabamento na descida da Serra de Petrópolis, na altura do km 81 da BR-040, que liga Juiz de Fora ao Rio de Janeiro. Já são cerca de 90 famílias que deixaram sua casas. A saída dos últimos moradores, segundo a Concer, aconteceu na tarde do último sábado (11), depois que técnicos da Defesa Civil de Petrópolis estiveram no local. Conforme a assessoria de comunicação da concessionária, moradores teriam relatado que sentiram tremores, mas a situação ainda não foi confirmada. A Concer aguarda um parecer técnico.

A Defesa Civil esteve no local após os relatos, fez a interdição preventiva e acionou a empresa que administra o trecho da BR-040 para prestar auxílio aos desalojados. Conforme a concessionária, ainda não há um número fechado de moradores que saíram no sábado, mas 29 deles foram levados de forma emergencial para um hotel do Centro de Petrópolis. A Defesa Civil informou que não irá dar declarações sobre o assunto.

PUBLICIDADE

A Concer assegurou que todas as demais famílias afetadas pela interdição na região do Contorno receberão o mesmo conjunto de medidas de ajuda já disponibilizado às mais de 50 famílias na última semana. Cinquenta e duas famílias da comunidade afetada pelo incidente da última terça-feira (7) já receberam um auxílio aluguel no valor de R$ 1 mil pago pela Concer, além de cestas básicas e kits de higiene pessoal.

PUBLICIDADE

A concessionária afirmou que a ação das equipes de assistência social da concessionária, que atuam na comunidade desde o dia do abatimento de solo, agora se concentra no atendimento às demandas adicionais de cada grupo familiar, assegurando um tratamento personalizado aos moradores.

Ainda segundo a Concer, a Escola Leonardo Boff também receberá apoio, com locação de espaço físico adequado, transporte, aquisição de material escolar e alimentação para alunos e funcionários. As ações sociais, que incluem ainda o alojamento de animais domésticos em local apropriado, foram respaldadas por um termo de compromisso.

PUBLICIDADE

 

Protesto fecha BR-040

Um protesto na tarde do último domingo (12) chegou a fechar totalmente a BR-040 na altura do Km 79, sentido Rio-Juiz de Fora. De acordo com a Concer, a manifestação foi feita pelo grupo de moradores que deixou as casas no dia anterior. Eles queimaram objetos e colocaram caçambas de lixo na rodovia para pedir a extensão dos benefícios aos demais residentes que haviam sido retirados da área afetada pelo incidente. A assessoria da Concer disse que já havia garantido o benefício, mas que mesmo assim eles queriam uma autoridade para formalizar o acordo. Defensores públicos estiveram no local, e os moradores liberaram o tráfego, que teve retenção de cerca de 2 quilômetros.

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile