Um vendaval provocou quedas de árvores, na manhã desta quinta-feira (13), na subida e descida da Serra de Petrópolis. De acordo com informações divulgadas pela Concer, concessionária responsável pela via, o km 91, o km 87 e o pedágio de Duque de Caxias, todos no sentido Juiz de Fora, estão interditados, com cerca de 1.5 km de retenção. Já na descida da serra, há trechos parcialmente interditados no km 85 e 86, também em razão de árvores que atingiram a pista.
A concessionária informou que o Corpo de Bombeiros de Petrópolis foi acionado para reforçar o serviço de desinterdição da subida da Serra de Petrópolis. Mais cedo, equipes da Concer desinterditaram o km 99 em Juiz de Fora também por causa de queda de árvore.
Ciclone extratropical
Os ventos fortes registrados na região são reflexo do ciclone extratropical que atinge o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As fortes rajadas de vento devem ser sentidas nos estados da Região Sul e em várias áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.
Juiz de Fora também deve sentir os efeitos da passagem do ciclone extratropical sobre o Atlântico Sul, segundo o supervisor de Mapeamento e Monitoração de Riscos da Defesa Civil, Eduardo Oliveira. O fenômeno deve influenciar na ocorrência de rajadas de ventos intensas sobre o município, que podem ser maiores que 60 Km/h.
*EQUIPES CONCENTRAM AÇÃO NO KM 87 DA SUBIDA DA SERRA PARA LIBERAR TRECHO DA BR-040*
Equipes da Concer e dos bombeiros atuam conjuntamente no km 87 da subida da serra de Petrópolis para desinterditar a pista, atingida por pelo menos duas árvores durante o vendaval registrado na…
— Cia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora – Rio (@ConcerBR040) July 13, 2023
Sem previsão de liberação do pedágio
As quedas de árvores e galhos continuam atingindo trechos da serra, principalmente nas imediações do km 87, sentido Juiz de Fora, localizado a 5 km do acesso ao município de Petrópolis pelo Bairro Quintandinha. Com isso, não há previsão de liberação da praça de pedágio de Duque de Caxias no sentido Juiz de Fora, que apresenta 4 km de retenção.
A concessionária informou que na praça há opção de retorno, assim como no km 104, na antiga praça. A Concer, os bombeiros e a PRF continuam atuando na subida da serra.