Um incêndio florestal atingiu a vegetação em uma região vizinha à unidade de conservação do Parque Estadual do Ibitipoca e a subida da serra do distrito de Conceição do Ibitipoca, em Lima Duarte. Até o momento, uma área de aproximadamente 70 hectares foi afetada, mas ainda existe a possibilidade de aumento.
O combate ao fogo começou por volta das 9h de quarta-feira (11) e conta com o esforço dos brigadistas, funcionários do parque e do Ibiti Projeto, voluntários e do Corpo de Bombeiros. Ainda ontem, os focos que ofereciam riscos ao Parque Estadual do Ibitipoca foram contidos.
Em vídeo, o tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, João Victor Alves, afirmou que existem quatro focos ainda ativos, mas apenas um oferece risco. A corporação está com cinco equipes em campo. ”Nosso foco hoje é eliminar os focos de incêndio para que eles sejam totalmente extintos.”
Ao todo, são 51 pessoas empenhadas no combate às chamas, sendo sete bombeiros militares, seis brigadistas da unidade de conservação, dez moradores e voluntários e 28 brigadistas. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.