A Queijaria La Porta, localizada em Belmiro Braga, distante cerca de 37 quilômetros de Juiz de Fora, recebeu medalha de bronze na 6ª edição do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos do Mundial do Queijo de Tours. O produto premiado foi o Belmiro Blu, um queijo azul com perfume típico de casca natural que remete às florestas, misturado ao gosto amanteigado e à picância delicada do fungo Penicillium roqueforti. De acordo com a Associação de Produtores e Entusiastas do Queijo Artesanal Brasileiro (SerTãoBras), no total, 81 brasileiros foram premiados, sendo 17 medalhas de ouro, 23 de prata e 41 de bronze. O evento ocorreu na França entre os dias 10 e 12 de setembro.
Localizada na Fazenda Santa Helena, em Belmiro Braga, a Queijaria La Porta foi fundada em 2023 com o objetivo de produzir queijos autorais para honrar a tradição queijeira de Minas Gerais. Por meio de sua assessoria de imprensa, a sócia-diretora da queijaria, Gabriela La Porta, celebrou a condecoração. “Enxergamos esse reconhecimento internacional como um testemunho de que estamos no caminho certo de uma jornada promissora na produção de nossos queijos artesanais, mesmo sendo uma empresa tão jovem quanto a nossa”, explica Gabriela. “Essa premiação nos faz querer ir ainda mais longe, levando a tradição e a qualidade mineira aos amantes dos queijos de qualidade”.
Para a produção e maturação de seus queijos, a La Porta une a tradição à tecnologia internacional, se destacando no controle genético do rebanho, a fim de garantir a qualidade do leite produzido e assegurar o futuro da produção de queijos de alta qualidade. “O Belmiro Blu é o resultado de muitos testes, oferecendo uma textura macia e agradável. É o casamento perfeito entre a força de um queijo azul e a suavidade do paladar brasileiro”, aponta Gabriela, por meio da assessoria da queijaria.
Mais de 80 produtos brasileiros premiados
Além do Belmiro Blu, outros 80 produtos brasileiros foram premiados no Mundial do Queijo de Tour. De acordo com a Associação SerTãoBras, o país superou a edição anterior, realizada em 2021, quando os laticínios do Brasil somaram 57 medalhas.
A sexta edição do concurso francês contou com a participação de mais de 1.640 produtos de laticínios de diversas nacionalidades, incluindo 288 queijos brasileiros vindos de estados como Minas Gerais, Bahia, Pará, Ceará, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Conforme a SerTãoBras, o concurso avalia os queijos nos quesitos aparência, aromas, sabores, textura e equilíbrio.
O Mundial do Queijo de Tours acontece a cada dois anos, sendo que os brasileiros têm competido desde 2015. A lista completa dos queijos do Brasil que foram premiados pode ser conferida por meio deste link.