
A Polícia Federal, em conjunto com as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs), deflagrou nesta terça-feira (12) ações em São João del-Rei, cidade a 161 quilômetros de Juiz de Fora, como parte da operação Força Integrada II. A iniciativa nacional, que abrange 16 estados, busca combater o tráfico de drogas, armas, atuação de facções criminosas e lavagem de dinheiro.
Em Minas Gerais, a operação inclui a cidade de São João del-Rei, no âmbito das ações coordenadas pelas FICCOs de Uberlândia. Nesta etapa, estão sendo cumpridos 41 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de prisão, além de 26 buscas em veículos em diversas cidades. Também foi determinado o sequestro patrimonial de aproximadamente R$ 98 milhões relacionados às investigações. As medidas visam desarticular organizações criminosas com atuação interestadual e internacional.
A Força Integrada II mobiliza polícias civis, militares e penais, guardas municipais, Polícia Rodoviária Federal, SENAPPEN e secretarias de segurança pública estaduais, atuando de forma conjunta e coordenada pela Polícia Federal, sem hierarquia entre as instituições. Em São João del-Rei, as equipes cumpriram mandados em imóveis ligados a suspeitos de envolvimento em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, reforçando a presença das forças de segurança na região.
A operação ocorre simultaneamente em outros municípios mineiros, como Belo Horizonte, Uberlândia e Poços de Caldas, e em 13 estados brasileiros, demonstrando o caráter integrado e nacional da ação.
Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe
