Ícone do site Tribuna de Minas

Helicóptero da PM transporta medicamentos e testes de Covid-19 para Ibitipoca

helicoptero em ibitipoca by prefeitura de lima duarte e1641999144170

Medicamentos, equipamentos de higiene e remédios foram transportados de helicóptero para Ibitipoca (Foto: Reprodução/Prefeitura de Lima Duarte)

2helicoptero em ibitipoca by prefeitura de lima duarte e1641999219188
Medicamentos, equipamentos de higiene e remédios foram transportados de helicóptero para Ibitipoca (Foto: Reprodução/Prefeitura de Lima Duarte)
PUBLICIDADE

O distrito de Conceição de Ibitipoca recebeu, na manhã desta quarta-feira (12), medicamentos, atendimento médico e testagem de Covid-19. A entrega foi feita com o apoio de helicóptero Pégasus da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a pedido da Secretaria de Saúde de Lima Duarte. A operação aconteceu porque o distrito está ilhado há mais de uma semana em razão das más condições da LMG-871, que piorou com as fortes chuvas dos últimos dias, impedindo o acesso ao local.

Conforme as informações da assessoria da Prefeitura de Lima Duarte, a médica, que também foi levada até o local, realizou um levantamento dos medicamentos necessários para atender a comunidade, já que muitas pessoas estão sem acesso à cidade. Além disso, a operação também contou com a testagem de Covid-19 dos casos suspeitos monitorados pela Secretaria de Saúde, e consultas.

PUBLICIDADE

O secretário de Saúde Luciano Toledo, em entrevista à Tribuna, informou que a médica de Ibitipoca não conseguiu ir ao distrito para realizar os atendimentos nesta terça-feira (11) e as consultas foram feitas de forma remota. Como as dificuldades de acesso à estrada permaneceram nesta manhã, a Secretária de Saúde mobilizou contatos com a Polícia Militar para viabilizar o trajeto da médica em um helicóptero.

PUBLICIDADE

“Ontem (terça-feira) eu realizei consultas on-line com os pacientes que estavam assintomáticos respiratórios, mas devido a grande demanda de pacientes que precisavam de medicamentos – já que aqui em cima não tem a farmácia da Prefeitura -, nós viemos com o apoio da PM, trazendo medicamentos de uso contínuo e medicação para assintomáticos no caso de Covid-19 e Influenza, justamente porque a população está extremamente desassistida”, afirma a médica do Posto de Saúde da Família de Lima Duarte, Isabela Debussi.

“Recebemos o pedido da Prefeitura de Lima Duarte e realizamos o transporte com os medicamentos e outros itens para combater a  Covid-19, como álcool em gel e máscaras, para atender a população de Ibitipoca”, disse o capitão Felipe Fernandes da BRAvE de Juiz de Fora, que coordenou a operação.

PUBLICIDADE

Suspensão da vacinação contra a Covid-19

Na segunda-feira (10), a Prefeitura de Lima Duarte comunicou a suspensão da aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em Ibitipoca em razão das más condições da estrada que dá acesso ao distrito. Há mais de uma semana, as fortes chuvas vêm afetando o tráfego na LMG-871, impedindo a entrada e saída de moradores e turistas da vila. Dessa forma, tanto a equipe que iria realizar a vacinação, quanto o transporte das unidades de vacina não conseguiram chegar até Ibitipoca, o que motivou a suspensão da vacinação.

Além disso, o secretário de saúde apontou, como fator importante para a decisão, o baixo número de pessoas aptas a receber a vacina, já que o número de infectados e pessoas que tiveram contato com esses casos e estão sendo monitoradas na região está alto devido ao surto de Covid-19 registrado em Lima Duarte após as festas de fim de ano.

PUBLICIDADE

De acordo com a assessoria da Prefeitura, a previsão é de que a vacinação seja retomada na próxima semana, seguindo o prazo do protocolo de vacinação, no qual pessoas que testaram positivo devem esperar 30 dias para tomar outra dose do imunizante, e seus contatos devem esperar 15 dias.

Atual situação da estrada

Segundo a assessoria, a expectativa é de que, com a redução das chuvas intensas, a situação da estrada melhore. “Com o decreto emergencial, vamos conseguir o reforço na manutenção das estradas e, com isso, acreditamos em uma melhora por agora. Mas a estrada ainda se encontra em um estado ruim, por isso, a ação foi feita via aérea”, afirma a assessoria da Prefeitura à Tribuna.

Sair da versão mobile