Ícone do site Tribuna de Minas

Ubá regride à onda vermelha do programa Minas Consciente

Santa Isabel Saude 01
PUBLICIDADE

A Prefeitura de Ubá decretou, nesta sexta-feira (11), novas regras de funcionamento para o comércio local, após o Comitê Extraordinário Estadual Covid-19 reclassificar a região do município na onda vermelha do programa Minas Consciente. De acordo com boletim epidemiológico municipal divulgado nesta sexta, às 12h30, a taxa de ocupação de leitos de UTI adulto na cidade chegou a 100%. Dos 22 leitos disponibilizados pelo Hospital Santa Isabel, sete são ocupados por residentes em Ubá e 15 por pacientes de outros municípios.

Apesar de a onda vermelha ser o estágio mais restritivo do programa, permitindo apenas atividades essenciais, o Comitê Estadual elaborou um protocolo especial para o mês de dezembro em função do período de Natal. Através dele é permitido a algumas atividades inseridas na onda amarela o funcionamento em horário ampliado, entre elas o comércio atacadista e varejista. Aos bares e restaurantes também é prevista autorização para funcionamento com limitação de horário.

PUBLICIDADE

Conforme o decreto, dentre as principais mudanças para as atividades permitidas em Ubá estão a ampliação do funcionamento dos mercados até 21h, o horário especial de Natal para o comércio varejista, e o limite até 22h para funcionamento de bares e restaurantes. Segundo o novo protocolo, só é permitida a entrada e a permanência de um cliente a cada 10 metros quadrados de estabelecimento, e deverão ser adotados horários preferenciais de atendimento para pessoas acima de 60 anos. Além disso, passa a ser proibida a locação de sítios, chácaras e similares para a realização de festas e eventos particulares, sob pena de multa.

PUBLICIDADE

Novos leitos

Por conta da alta taxa de ocupação dos leitos da macrorregião, a Secretaria Municipal de Saúde de Ubá informou que medidas estão sendo tomadas para a ampliação de dez novos leitos de UTI Covid no Hospital Santa Isabel, e a reativação de outros dez leitos Covid no Hospital São João Batista, em Visconde do Rio Branco.

Em comunicado, a Prefeitura daquele municipal destacou ser “fundamental” que a população faça a sua parte adotando as medidas de combate à pandemia. “O uso de máscara é obrigatório por ser capaz de evitar a transmissão do vírus. O distanciamento entre pessoas de, pelo menos dois metros, em qualquer ambiente, e a higiene das mãos com álcool 70% ou água e sabão são medidas efetivas e que devem ser adotadas por todos na luta contra a Covid-19”.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile