Ícone do site Tribuna de Minas

Ubá inicia obras para reparar danos de enchentes

Ubá1 foto capa
PUBLICIDADE

A Prefeitura de Ubá deu início às obras de recuperação dos estragos causados pelas três enchentes que atingiram a cidade de 2020. As ações foram possibilitadas após o Ministério do Desenvolvimento Regional autorizar repasses da ordem de R$ 4,1 milhões para os trabalhos. As empreitadas já haviam sido licitadas pelo Município. Com a publicação da portaria autorizativa, a ordem de início foi dada às empresas vencedoras, que possuem prazo contratual de 90 dias para conclusão das sete obras.

“Com a licitação deste pacote de obras, economizamos cerca de 28% em relação aos valores inicialmente aprovados nos orçamentos iniciais dos projetos. Agora estamos solicitando ao Ministério do Desenvolvimento Regional a utilização desta diferença em outras obras já aprovadas, mas sem liberação anterior de recurso financeiro”, afirmou o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho (DEM).

PUBLICIDADE

Os trabalhos abrangem seis vias da cidade, ‘todas com grande fluxo de veículos e cujas limitações impostas pelas chuvas vinham causando grande impacto no trânsito local e na vida da população”, destaca o prefeito. Entre os logradouros contemplados estão as avenidas Comendador Jacinto Soares de Souza Lima; Olegário Maciel e João Grôppo; as ruas Nossa Senhora Aparecida e Capitão Teixeira Pinto; além da ponte da Avenida Elpídia Fagundes.

PUBLICIDADE

 

Início dos trabalhos com abertura da estrada de serviço na Avenida João Groppo. Obra será acessada pela margem do rio. À frente da máquina, destroços do prédio que desabou no local após as chuvas. (F: Prefeitura de Ubá)

O prefeito de Ubá ressalta que todo o processo seguiu normas técnicas, “tanto na fase de elaboração dos projetos quanto na definição das formas de contratação das empresas para as reconstruções”. Segundo ele, o tempo decorrido entre a solicitação dos recursos e efetiva liberação das ordens de início se deu por conta de “procedimentos burocráticos imprescindíveis para a finalização dos procedimentos”.

PUBLICIDADE

“O apoio das equipes da Defesa Civil Nacional e estadual foi permanente e fundamental para a solução de todos os problemas técnicos que porventura foram aparecendo nas análises dos projetos específicos”, destacou.

Histórico

PUBLICIDADE

A cidade de Ubá foi castigada por fortes enchentes nos dias 24 de janeiro, 4 de março e 7 de abril deste ano. “A última, inclusive, já no período de pandemia”, como destaca o prefeito. Localizada a cerca de 100 quilômetros de Juiz de Fora, a cidade é cortada pelo Ribeirão Ubá, cujo extravasamento da calha foi registrado nas três ocasiões.

Segundo a Prefeitura de Ubá, dezenas de pontes urbanas e rurais foram afetadas pelas águas. As enchentes também resultaram em vias interditadas dentre outros problemas graves. Para a recuperação, o Município apresentou uma agenda de planos de trabalho ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

“A primeira liberação ocorreu para as obras de restabelecimento (emergenciais). Para estas, o recurso já foi liberado, e os serviços, executados (três muros de gabião, todos também na Av. Comendador Jacinto Soares de Souza Lima). Já para as obras de reconstrução, que são em maior número e também envolvem maiores intervenções, as licitações já aconteceram e os contratos com as empresas vencedoras já foram assinados. Aguardava-se apenas a portaria do MDR para a assinatura das ordens de início”, nota divulgada pelo Município.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile