Ícone do site Tribuna de Minas

Vereadores da Zona da Mata e Vertentes debatem soluções sanitárias e econômicas para a região

reunião na Camara by cmjf

Foto: CMJF

PUBLICIDADE

Com o objetivo de traçar estratégias para encontrar soluções sanitárias e econômicas para os municípios da Zona da Mata e Vertentes, a Câmara Municipal de Juiz de Fora promoveu, nesta quinta-feira (11), um encontro com representantes do Poder Legislativo de 58 municípios. Durante a sessão, que aconteceu de forma on-line, eles apresentaram desafios e ações locais. As 2.349 mortes por Covid-19 registradas no Brasil, na noite de quarta-feira, deram o tom do debate e das preocupações compartilhadas pelos vereadores da região.

O presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Juraci Scheffer (PT), mobilizador do encontro, propôs o estreitamento do relacionamento dos representantes eleitos da região em busca de desenvolvimento econômico e soluções para os problemas sanitários.

PUBLICIDADE

“Estamos nos reunindo aqui para que nossos legislativos possam ter mais voz, para buscar recursos para combatermos juntos a pandemia, seu impacto na saúde, na economia, no social e na educação. Minas Gerais registrou, até quarta-feira, 19.824 mortos, pela pandemia. Se considerarmos as mortes por dia no país, é como se pegássemos um município como Ewbank da Câmara e ele sumisse do mapa”, destacou Scheffer, pontuando que a falta de um direcionamento geral na condução das ações de enfrentamento fortalece a responsabilidade dos gestores públicos municipais.

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara também colocou à disposição orientações para a implantação, em outros municípios, dos serviços prestados aos cidadãos de Juiz de Fora, como o Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) e o Sedecon. Ao longo da reunião, cada município compartilhou um pouco da sua experiência local, como está a realidade do distanciamento social e dos desafios que vêm enfrentando.

Representantes de cidades consideradas de menor porte explicaram, por exemplo, que medidas de restrição de atividades, nesses municípios, causam impacto pequeno. Diferente de Juiz de Fora que, na avaliação do grupo, tem uma população maior e recebe, naturalmente, pessoas de outras cidades.

PUBLICIDADE

Manifesto para mais vacinas e testes

Como encaminhamento da reunião, o grupo irá realizar um Manifesto do Legislativo a ser assinado por todos os representantes da região, solicitando mais vacinas e testes. A ideia é que as cidades que dividem o mesmo sistema de saúde e as mesmas vagas disponíveis, também compartilhem de um discurso único, buscando recursos e adotando as medidas necessárias de controle da Covid-19. A intenção do presidente da Câmara, Juraci Scheffer, é que o diálogo continue: “estamos agora em guerra contra a pandemia e esta deve ser a pauta principal de todo representante público. Porém proponho encontrarmos de novo, para falarmos sobre desenvolvimento regional, turismo, condições das estradas. Unidos temos mais força”, destacou.

O vereador e presidente da Câmara do município de Paula Cândido, Revelino Lama, propôs a criação de um grupo em aplicativo de mensagem com todos os vereadores. “Os menores que têm menos voz terão mais espaço para se manifestarem”, destacou. Vereadores de Juiz de Fora também participaram da mobilização regional.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile