Ícone do site Tribuna de Minas

Prefeito de São João Nepomuceno tem celular clonado por golpistas

ernandes reprodução
PUBLICIDADE

O prefeito de São João Nepomuceno, Ernandes José da Silva (PSB), teve o aplicativo de WhatsApp de seu celular clonado nesta quinta-feira (11). Assim, a Prefeitura do município da Zona da Mata alerta para que as pessoas fiquem atentas a possíveis tentativas de golpes, que, inclusive, já ocorreram. A orientação é para aqueles que receberem algum contato do prefeito via aplicativo, em especial os relativos à solicitação de transferências bancárias digitais por meio do PIX, desconsiderem a mensagem “pois se trata de um golpe”.

“Primeiro, recebi uma ligação com o código 051, do Rio Grande do Sul, solicitando informações sobre Covid-19, uma vez que tive Covid recentemente. Em seguida, a pessoa perguntou o meu nome. Aí, questionei e a ligação foi encerrada. Não passei nenhum dado. Mas, logo em seguida, quando abri o WhatsApp, o aplicativo não abria e pedia um cadastro”, explicou o prefeito, em contato com a reportagem.

PUBLICIDADE

Segundo Ernandes, a partir daí, ele não conseguiu acessar o aplicativo de mensagens. A reportagem teve acesso ao conteúdo de uma mensagem enviada por terceiros, utilizando o número do telefone do prefeito e se passando por ele, em que é solicitado que um dos contatos de Ernandes faça um depósito no valor de R$ 3.800.

PUBLICIDADE

“Preciso fazer uma transferência no valor de 3.800,00 e não tô conseguindo acessar meu aplicativo teria como fazer pelo seu até às 17:00 te retorno o valor”, diz a mensagem do golpista. A grafia do texto foi mantida em sua forma original. Segundo o prefeito de São João Nepomuceno, pelo menos uma pessoa teria feito o depósito e, agora, tenta o estorno do valor subtraído indevidamente.

“As pessoas começaram a me ligar e acionamos a polícia imediatamente. Também informei nas rádios e em todos os canais disponíveis. Houve uma pessoa que chegou a fazer a transferência. Não sei o valor certo deste caso, mas as mensagens pediam até R$ 4 mil”, diz Ernandes. O prefeito afirmou que toda a situação já está sendo averiguada pelas autoridades policiais.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile