Ícone do site Tribuna de Minas

Suspeito é morto em confronto durante operação em Visconde do Rio Branco

4operação Visconde do rio branco by pmmg
PUBLICIDADE

As polícias Militar e Civil e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), desencadearam, nesta terça-feira (10), uma megaoperação de combate ao tráfico de drogas e crimes violentos. A ação, batizada de Duplo Impacto, ocorreu na região de Visconde do Rio Branco, município distante de Juiz de Fora cerca de 150 quilômetros. Três pessoas foram presas em flagrante, um menor foi apreendido, e um homem que estava com mandado de prisão morreu durante confronto armado com militares. Conforme informou o MPMG, foram cumpridos nove mandados de prisão e 25 mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de seis armas de fogo, dois coletes, drogas e, aproximadamente, R$ 500 mil em dinheiro.

Segundo o Gaeco, ao longo das investigações, além da apreensão de entorpecentes adquiridos na cidade do Rio de Janeiro, foram colhidas provas do funcionamento, há mais de uma década, de duas organizações criminosas rivais, com atuação na cidade de Visconde do Rio Branco, voltadas à prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, homicídios e outras infrações consideradas graves.

PUBLICIDADE

A Polícia Militar, por meio de seu porta-voz, major Flávio Santiago, destacou que a operação era de “alto risco”. O oficial afirmou que policiais envolvidos no confronto passam bem e que nenhum foi ferido. “O indivíduo que confrontou com os policiais militares foi atingido por disparos de policiais em defesa da própria vida. Ele foi socorrido, mas veio a óbito. Uma pistola foi apreendida com ele”, disse.

PUBLICIDADE

Mais de 100 policiais, entre militares do Bope, diretoria de inteligência da PM, Batalhão de Choque, Rotam e Canil de Belo Horizonte, além de tropa da região e investigadores do Gaeco fizeram parte da ação. A manobra contou com apoio de um helicóptero, 25 viaturas, cães farejadores para drogas e armas, além de snipers.

O nome Duplo Impacto faz alusão ao combate às organizações criminosas instaladas em bairros distintos de Visconde do Rio Branco, investigadas pelo comércio ilícito de entorpecentes e a fomentação de crimes violentos na cidade. As investigações apontam que os grupos aliciavam menores para a prática criminosa. As investigações prosseguem, a fim de apurar os possíveis crimes e vínculos praticados pelas organizações.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile