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UFSJ sedia Simpósio Nacional de Comunicação Política

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Foto: Divulgação/UFSJ

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Começa nesta quarta-feira (9) a programação unificada do II Simpósio Nacional de Comunicação Política, Eleições e Campanha Permanente e do II Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes. Neste ano, o evento é sediado pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e tem como tema central o mote “Eleições 2022: a disputa nas ruas e nas redes”. As atividades seguem até a próxima sexta-feira e contam com oficinas, mesas-redondas e apresentações de trabalhos em Grupos Temáticos (GTs) sobre temas ligados à Comunicação Social e à política.

Diretor-geral do evento e professor da UFSJ, Luiz Ademir de Oliveira classifica as atividades como oportunidades de valorização ao conhecimento científico, às produções acadêmicas e de discussão de questões contemporâneas. “A política está no nosso dia a dia”, comenta. A abertura oficial está programada para esta quarta, a partir de 18h30, no Anfiteatro do Campus Santo Antônio da UFSJ. Nos três dias de programação, neste mesmo horário, estão previstas mesas-redondas com professores, jornalistas e políticos convidados.

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Nesta quarta, a pauta será “O panorama das eleições”. Na quinta, “Expectativas para o novo governo”. Por fim, na sexta, a mesa de encerramento será sobre a relação entre “Comunicação, gênero e grupos minorizados”. Entre os palestrantes estão a jornalista e vereadora de São João del-Rei, Lívia Guimarães (PT); o deputado estadual reeleito, Cristiano Silveira (PT); a vereadora de Belo Horizonte e deputada federal eleita, Duda Salabert (PDT); entre outros nomes ligados à comunicação e à ciência política.

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Durante os dias de atividade, também ocorrerão oficinas ministradas por profissionais com experiência em suas áreas de atuação. Segundo explicação do jornalista e coordenador do evento, Arthur Raposo Gomes, o objetivo das atividades é proporcionar um “momento de aprendizado prático com especialistas em assuntos muito presentes na realidade da Comunicação”. Entre os temas das oficinas, estão incluídas, práticas de telejornalismo e fotografia; apontamentos sobre documentário e gênero e mídia e política; a importância da gestão de marca para o marketing; e desenvolvimento de criatividade por zine e dos primeiros passos a escrita.

Ainda durante a programação, estão previstas as apresentações de trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes e docentes de graduação ou pós-graduação. “Existem grupos para pesquisas de diferentes linhas: Comunicação, Gênero e Grupos Minorizados; Comunicação Política e Eleitoral e Campanha Permanente; Estudos Interdisciplinares em Comunicação; Estudos de Linguagem e Comunicação; Comunicação, Saúde e Pandemia de Covid-19; Estudos em Jornalismo; Cultura das Mídias e Ficção Seriada; Trabalhos de pesquisa no âmbito da pós-graduação”, explica Luiz Ademir.

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Mais informações sobre o evento podem ser encontradas neste site.

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