Ícone do site Tribuna de Minas

Matias Barbosa: vacinas que estavam sob análise do Ministério da Saúde são liberadas

vacinacao coronavirus marcelo camargo agencia brasil
PUBLICIDADE

Após pouco mais de um mês sob análise, as 1.339 doses de vacinas do município de Matias Barbosa que aguardavam parecer técnico do Ministério da Saúde (MS) foram liberadas para aplicação nesta sexta-feira (9). Os imunizantes foram colocados em risco no último dia 3 de junho por conta de uma falha no sistema de fornecimento de energia elétrica na Central de Vacinas do Executivo municipal. Pela análise, foi constatado que não houve problemas com a refrigeração do ambiente e foi mantida a temperatura adequada, mesmo durante o pique de energia no local de armazenamento do município.

PUBLICIDADE

Parte da carga de imunizantes seria destinada para aplicação da primeira dose em idosos de 60 anos, enquanto a outra parte seria para segunda dose. Para evitar atraso na segunda aplicação, a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF) enviou 430 doses extras de imunizantes para o município.

PUBLICIDADE

“As vacinas permaneceram em temperatura adequada e, portanto, foram liberadas para utilização. Quero agradecer a toda a equipe de saúde, que cumpriu todos os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde. Estamos buscando e conseguindo toda a garantia na qualidade das vacinas em prol da população”, anunciou o prefeito de Matias Barbosa, Beto Lopes (PP), em vídeo publicado nas redes sociais do município.

Por meio de nota, a SRS informou que recebeu o resultado do laudo da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério, que realizou a análise documental dos imunizantes. O documento diz que as 1.229 doses da vacina AstraZeneca e 110 doses da Coronavac podem ser aplicadas.

PUBLICIDADE

Até o momento, 6.801 doses de vacinas foram aplicadas em Matias Barbosa. Nesta sexta-feira, o município está vacinando pessoas de 40 a 44 anos, sem comorbidades. De acordo com o “vacinômetro” estadual, 10.179 imunizantes foram enviados à cidade.

Sair da versão mobile