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Audiência discute situação da BR-040 entre BH e Conselheiro Lafaiete

BR 040 Google Maps
Trecho da BR-040 a partir de Conselheiro Lafaiete até Belo Horizonte foi objeto de discussão na última segunda (Foto: Google Maps)
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Em busca de soluções para os problemas na BR-040, no trecho entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com apoio do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap), promoveu uma audiência pública nesta segunda-feira (8). O evento, que ocorreu na cidade de Conselheiro Lafaiete, contou com aproximadamente 200 pessoas, contabilizando a participação popular, de instituições públicas e privadas.

O prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus Leão Dutra, junto ao representante do Executivo de Entre Rios de Minas, Jose Walter Resende Aguiar, alertaram quanto à urgência de medidas de segurança na via. Posteriormente, coube ao consultor da Codap Crispim Ribeiro dar a perspectiva técnica sobre o tema. Ele frisou que é necessário que sejam feitos alargamentos de pontes e viadutos, além da manutenção da rodovia.

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Nos demais pronunciamentos feitos durante a audiência, foram citados os vários índices de acidentes com vítimas fatais, os danos à saúde causados pela poeira e os danos materiais ocasionados aos veículos e imóveis nas proximidades das vias. Também foram citados a necessidade de fiscalização de uma via exclusiva para o escoamento de minério, a importância de duplicação e a preocupação com a próxima concessão e com a tarifa de pedágio.

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Segundo o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, “como existem problemas pontuais e locais e outros que exigem soluções mais amplas, com envolvimento de muitos agentes, a ideia agora é conjugar esforços para buscar solucionar as questões apontadas durante a audiência”, esclareceu em nota publicada pelo Ministério Público.

Nova licitação

O edital da nova licitação do trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro é aguardado para este ano. Em reportagem publicada pela Tribuna em fevereiro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) destaca que, após a realização de estudos de viabilidade técnico-econômica e ambiental, foi identificada a necessidade de subdividir o projeto de concessão da 040, que vai de Brasília ao Rio de Janeiro, passando por Goiás e Minas Gerais, em três novos trechos a serem concedidos separadamente, tornando-os mais atrativos.

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No percurso da BR-040 entre Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que compreende o trecho debatido na audiência, a autarquia federal projeta a melhoria do nível de serviço ofertado, assegurando maior fluidez, confiabilidade e segurança do transporte de cargas e de passageiros. “A estimativa é que mais de 66 mil veículos trafeguem pela rodovia diariamente. Com a concessão, além dos investimentos em infraestrutura e serviços na ordem de R$ 9,2 bilhões em 30 anos de contrato, são esperados 117 mil novos empregos diretos, indiretos e efeito renda.”

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