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Início da AMG-3085 causa confusão entre motoristas e riscos de acidentes

RODOVIA ESTADUAL AMG 3085 FOTO LEONARDO COSTA 3
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O início da rodovia estadual AMG-3085, que liga a BR-040 à MG-353, tem registrado problemas há anos, como a falta de sinalização adequada e o consequente aumento dos riscos de acidentes. Desde fevereiro de 2020 – quando a rodovia já tinha dois anos de existência –, a Tribuna vai ao local anualmente (com exceção de 2023), e segue constatando um desnível no local.

Sem asfaltamento adequado, a poeira é levantada em meio às faixas já confusas – o desnível cria uma espécie de canteiro entre elas, com montes de terra, pedra, e um pedaço mais fundo, onde o mato já começa a crescer.

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Além disso, quem vem da 353 para a 040 se depara com sinalizações de curva à esquerda colocadas acompanhando o trajeto à esquerda do desnível, dividindo um curto espaço com os veículos que vêm em sentido contrário. Já o espaço à direita não possui sinalização e se encontra repleto de lixo. Dessa forma, não se sabe qual caminho é o correto.

(Foto: Leonardo Costa)

Comportamento dos motoristas

O resultado flagrado pela Tribuna, que compareceu ao local, é uma cena de pura confusão e de riscos de acidente. Enquanto três veículos seguem à direita, uma caminhonete tenta a ultrapassagem e vai para a divisão à esquerda, forçando a redução brusca de outra caminhonete que vem no sentido oposto. Na mesma sequência, o motorista que reduziu precisa dividir sua faixa com mais um que seguiu o exemplo do anterior.

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(Foto: Leonardo Costa)

Em poucos minutos, a situação de dois motoristas, no mesmo sentido, seguindo por caminhos diferentes, aconteceu outras vezes.

Por diversos problemas no trecho, motoristas de carros tomam diferentes caminhos mesmo na condução dos veículos no mesmo sentido (Foto: Leonardo Costa)

Além de perigos como esse, grandes carretas passam pelo local, já que a estrada é via de ligação da 040 com boa parte das cidades da Zona da Mata, e dá acesso ao Aeroporto Presidente Itamar Franco, em Goianá – localizado a 46 quilômetros de Juiz de Fora.

(Foto: Leonardo Costa)

Como esses veículos precisam passar em baixíssima velocidade, o motorista que conduzia um caminhão bitrem utilizava calmamente o celular, enquanto passava pela reportagem. Outro, de uma indústria frigorífica mineira, gritou: “Isso aqui tá uma vergonha, né?”.

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Problema antigo na AMG-3085

Em fevereiro de 2020, uma matéria da Tribuna lembrou que a rodovia havia sido inaugurada em 2018 e destacou que “apesar de recapeado, o desnível, localizado logo no primeiro quilômetro da estrada, continua evidente e pode indicar um comprometimento maior do trecho”.

Já em 2021, o jornal verificou que as situações já observadas, como previsto, se agravaram. “É o caso da depressão no primeiro quilômetro da rodovia, logo após o trevo da BR-040. No ano passado, o desnível já era visível, mas se transformou em um problema ainda maior. Atualmente, a rodovia, que deveria estar dividida em duas vias, tem um desvio na faixa onde está localizado o problema, que só é sinalizado assim que o motorista entra na curva. Com a passagem desnivelada e crateras na mesma parte da estrada, o trecho está afunilado, e os condutores vão passando por caminhos diferentes para atravessar a área, o que aumenta ainda mais o risco de colisões”. 

No ano seguinte, motoristas tinham dificuldade com os buracos e com “o trânsito confuso causado pelo desvio improvisado que permite o tráfego de veículos mesmo com a grave depressão na pista”. “Assim como observado em publicação da Tribuna há um ano, o trecho no primeiro quilômetro da rodovia segue dividido em duas vias, mas com sinalização precária que dá ares de improviso para a medida”, seguia a repetição. 

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Por fim, em 2024, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) informou à reportagem que estava “concluindo o projeto de engenharia para posterior definição da execução das obras de recuperação da pista da AMG-3085, entre o Km-0 e o Km-1”. Não havia sido indicada, entretanto, uma previsão para realização das ações de melhoria.

Desta vez, a Tribuna voltou a questionar em que etapa estão as obras de reparo, e qual a previsão para que o trecho esteja em perfeitas condições. O órgão afirmou que “o projeto de engenharia para a recuperação do ponto foi concluído neste ano e a previsão do DER-MG é de que o edital de licitação da obra seja publicado ainda neste semestre”. “O tráfego no local flui por meio de uma passagem lateral à rodovia que recebe, constantemente, manutenção do Departamento”, conclui.

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