Um ranking feito com base no Índice de Progresso Social (IPS) listou as melhores cidades brasileiras para se viver de acordo com a qualidade de vida. Entre os municípios mineiros, cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes se destacaram e chegaram a aparecer entre as primeiras posições. É o caso de São João del-Rei, Juiz de Fora e Muriaé, que ocupam, respectivamente, o 10°, 12° e 30° lugar.
Para a avaliação, foram utilizados dados públicos que avaliam 53 indicadores diferentes. As dimensões de necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades guiam esses critérios. A partir disso, os dados são analisados anualmente e pontuados de 0 a 100.
A pontuação dos municípios citados foi de 67,47, 67,32 e 65,93. Em termos nacionais, as três localidades ocupam as posições 124, 132 e 298. Já as piores cidades para se viver na região, de acordo com o ranking, são Fervedouro, Coimbra e Cajuri.
Como é feito ranking de melhores cidades
O ranking de melhores cidades é feito a partir dos estudos do Índice de Progresso Social, que mede a realidade socioambiental de todos os 5.570 municípios brasileiros. A partir desses dados, é analisada a capacidade de municípios e estados em atender às necessidades básicas das pessoas em diferentes âmbitos.
As três dimensões citadas são avaliadas de acordo com outros componentes, como: Nutrição e Cuidados Médicos Básicos; Água e Saneamento; Moradia; Segurança Pessoal; Acesso ao Conhecimento Básico; Acesso à Informação e Comunicação; Saúde e Bem-estar; Qualidade do Meio Ambiente; Direitos Individuais; Liberdades Individuais e de Escolha; Inclusão Social; Acesso à Educação Superior.