Nove pessoas foram presas e dois adolescentes apreendidos ao longo desta quinta-feira (8) na cidade de Viçosa, município a 180 quilômetros de Juiz de Fora. As prisões são fruto da Operação Thor de combate ao crime organizado na região. A Polícia Civil, em parceria com a Polícia Militar, realizou 23 mandados de busca e apreensão ao longo do dia. Os alvos são apontados como líderes e integrantes de organizações criminosas responsáveis pela exploração do tráfico de drogas e pela autoria de homicídios na área da unidade.
Dos presos, sete possuíam mandado de prisão e dois foram presos em flagrante. Conforme o balanço da operação divulgado pela Polícia Civil, os suspeitos, com idades entre 21 e 44 anos, e os adolescentes, 16 e 17 anos, foram localizados nos bairros Bom Jesus, Estrelas, Santa Clara, São José, Boa Vista, Arduino Bolívia e Cidade Nova. Os flagrantes foram ratificados pelos crimes de porte e posse ilegal de arma de fogo de calibre restrito, posse de arma de fogo de calibre permitido e tráfico de entorpecentes.
Além das prisões, a operação resultou na apreensão de três pistolas, dois revólveres, dois coletes balísticos, munições de calibre permitido e restrito, carregadores de pistola alongados, celulares, dinheiro, maconha, crack, cocaína, balança de precisão e anotações do tráfico de drogas.
Conforme a PC, a ação mobilizou 96 policiais civis, 65 policiais militares, cinco bombeiros militares, 47 viaturas, dois helicópteros e cães farejadores.
Bairro ocupado
Segundo informações do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), o qual a Tribuna teve acesso, o Bairro Boa Vista foi “completamente ocupado” pela polícia. Em consequência disso, durante a ação, um suspeito foi descoberto monitorando a movimentação das equipes. Ele supostamente estaria em um local conhecido pelo tráfico de drogas e foi preso.
No local, foram encontrados e apreendidos cinco papelotes de cocaína e dez pinos da droga, bem como cinco buchas de maconha, duas toucas ninjas e um caderno de anotações para a comercialização das substâncias.
Já no Bairro Vale do Sol, um dos alvos da operação foi encontrado em um esconderijo. Após realização de um cerco ao imóvel, o homem foi preso, e, com ele, foi encontrada uma pistola 9 milímetros – arma de uso restrito das forças de segurança – e 79 munições para o armamento. Também foram apreendidos três carregadores, dois coletes balísticos, uma balança digital, um celular e uma máquina de cartão.
Suspeito de liderar tráfico na cidade foi preso em janeiro
No dia 10 de janeiro, um homem, 39 anos, suspeito de ser um dos maiores líderes do tráfico de droga da região de Viçosa, foi preso. Ele, que já vinha sendo investigado pelo crime, foi encontrado por meio das tecnologias do serviço de inteligência em uma operação da Polícia Civil.
À época, o delegado responsável pelo caso, Renato Zanco, reiterou o caráter de gerenciamento do tráfico do qual o homem é suspeito.