Ícone do site Tribuna de Minas

Mais de 2 mil pessoas foram presas pela Polícia Civil em 2020

1operações da policia civil by policia civil

Operações da Polícia Civil resultaram em apreensões expressivas de entorpecentes ao longo de 2020 (Foto: Polícia Civil)

2operações da policia civil by policia civil
Operações da Polícia Civil resultaram em apreensões expressivas de entorpecentes ao longo de 2020 (Foto: Polícia Civil)
PUBLICIDADE

O 4º Departamento de Polícia Civil, sediado em Juiz de Fora e responsável por 86 municípios da região, divulgou o balanço das atividades desenvolvidas em 2020. Conforme a assessoria da Polícia Civil, foram 10.401 inquéritos relatados, ou seja, finalizados e enviados à Justiça. E 2.004 pessoas presas ou apreendidas. O Departamento também fez diversas ações solidárias ao longo do ano.

O 4º Departamento compreende as Delegacias Regionais de Juiz de Fora, Ubá, Leopoldina, Muriaé e Viçosa, bem como suas Áreas Integradas de Segurança Pública. Em toda esta área, foram 92.919 ocorrências policiais aceitas ou recebidas, 6.931 inquéritos policiais instaurados, 10.401 inquéritos relatados, 3.671 Autos de Prisão em Flagrante Delito lavrados e 7.954 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO) concluídos.

PUBLICIDADE

Conforme informações do chefe de departamento Gustavo Adélio Lara Ferreira, também foram concluídos 120 Autos de Apreensão em Flagrante de menores e de 882 Boletins de Ocorrência Circunstanciados, assim como lavradas e remetidas à Justiça 2.837 medidas protetivas. Já em relação às ordens de serviços, 6.095 foram cumpridas.

PUBLICIDADE

Para o delegado, mesmo diante de um cenário de pandemia, a Polícia Civil atuou incessantemente na região, seguindo todos os protocolos de segurança no enfrentamento à Covid-19. Reforça que cumpriu, também, a sua missão de realizar a investigação criminal de forma eficiente e eficaz. “Esses resultados são reflexos da excelência na apuração dos casos, com investigações qualificadas, e do empenho de cada policial civil em manter a paz social e a ordem pública, contribuindo com a redução da criminalidade”, destacou.

Prisões e apreensões

Conforme a Polícia Civil, na região que engloba o 4º Departamento, de janeiro a dezembro do último ano, 2.004 pessoas foram presas ou apreendidas pela Polícia Civil, considerando registros do Sistema Integrado de Defesa Social. Gustavo Lara destacou que fazem parte desse número as várias prisões de suspeitos de cometerem crimes violentos. “ É um resultado que também engloba incessantes trabalhos investigativos que culminaram na desarticulação de esquema de furtos e roubos de veículos e de organizações criminosas suspeitas de praticarem tráfico de drogas, roubos de cargas, entre outros crimes, com prisões que ultrapassaram as fronteiras do estado de Minas Gerais”, ressaltou o chefe de departamento.

PUBLICIDADE

Ainda conforme a autoridade policial, no mesmo período, 243 veículos foram apreendidos ou recuperados e 34 armas de fogo foram apreendidas ou recolhidas pela Polícia Civil na Zona da Mata, conforme registros realizados pela PCMG no Sistema Integrado de Defesa Social.

Também foram realizadas várias ações que resultaram na apreensão de drogas nesse período. Entre elas, no início do ano, mais de mil pinos de cocaína foram localizados em Pirapetinga, com apoio da Polícia Militar. Já em maio, a Polícia Civil apreendeu cerca de 180 quilos de drogas em Juiz de Fora e, em Divino, ainda no mesmo mês, foram apreendidos 300 buchas de maconha e 15 papelotes de cocaína.

PUBLICIDADE

Nos meses seguintes, ações em Ubá resultaram na apreensão de 11 quilos de maconha, 78 pinos de cocaína e 27 pedras de crack. Já em Juiz de Fora, 200 tabletes de maconha foram encontrados. Também ocorreu a apreensão de 170 tabletes da mesma droga, em uma operação conjunta realizada pelas Polícias Civil e Rodoviária Federal entre as cidades de Fervedouro e de Divino. Além disso, investigações em Muriaé culminaram na apreensão de mais de 140 quilos de drogas em  Juiz de Fora, mas também foram apreendidas 154 pedras de crack na cidade, na mesma época.

Em novembro, em Mercês, uma operação que contou com apoio da Polícia Militar resultou na apreensão de 53 pinos de cocaína, 157 pedras de crack e de outras drogas. Na mesma ocasião, em Cataguases, as polícias Civil e Militar encontraram 450 pinos de cocaína, entre outros materiais. Outra ação integrada deflagrada na cidade de Juiz de Fora pela Polícia Civil e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) culminou na apreensão de pasta base de cocaína e maconha, drogas avaliadas em mais de R$ 3 milhões.

Iniciativas solidárias

Além da atuação no trabalho de polícia judiciária, os policiais civis também se mobilizaram para arrecadar doações para diversas famílias, no âmbito do 4º Departamento. Entre as mais recentes, em dezembro do ano passado, mais de 190 crianças que moram em duas comunidades localizadas na Zona Nordeste de Juiz de Fora, no Bairro Santa Terezinha, receberam presentes da PCMG, em mais uma etapa de uma ação solidária promovida pela 1ª Delegacia Regional em Juiz de Fora (1ª DRPC). “Outras iniciativas solidárias também foram realizadas pelos policiais civis nas áreas que compreendem as Delegacias Regionais de Polícia Civil em Juiz de Fora, Ubá, Leopoldina, Muriaé e Viçosa visando ajudar famílias na luta contra os diversos efeitos da pandemia”, finalizou o delegado.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile