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Inaugurada há dois anos, AMG-3085 também sofre com chuvas

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Buracos são frequentes ao longo da rodovia, obrigando motoristas a desviarem pela contramão (Foto: Fernando Priamo)

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Desmoronamento de barranco derruba placa de sinalização e ocupa parte do acostamento (Foto: Fernando Priamo)
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Com a recente interdição do trecho da MG-353, que liga Juiz de Fora a Coronel Pacheco, por conta da cratera que se formou no km 66, motoristas que precisam acessar municípios da região estão tendo que utilizar a AMG-3085, via que interliga a BR-040 à 353. Com pouco mais de dois anos de inauguração, a AMG-3085 já sofre com a falta de conservação. Além dos buracos que se espalham pelo asfalto, os 13,8 quilômetros da rodovia apresentam afundamento na pista e erosões em suas margens, o que traz preocupação aos motoristas devido à permanência do período chuvoso.

Apesar de recapeado, o desnível, localizado logo no primeiro quilômetro da estrada, continua evidente e pode indicar um comprometimento maior do trecho. Às margens da via, a condição de alguns barrancos também chama a atenção. Em um deles, dentro de uma curva, a terra invadiu o acostamento e derrubou uma placa que sinaliza a velocidade máxima da via. Já em outro local, o barro de deslizamentos anteriores encobre canaletas de escoamento, transformando o local em um ponto recorrente de alagamento, evidenciado pelos rastros de terra na pista.

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Buracos são frequentes ao longo da rodovia, obrigando motoristas a desviarem pela contramão (Foto: Fernando Priamo)

Com as chuvas e o aumento do fluxo de veículos na AMG-3085, as dificuldades encontradas pelos motoristas – que terão um acréscimo de 17km no trajeto para quem sai do centro de Juiz de Fora em direção a Coronel Pacheco -, prometem se agravar. Moradores da Barreira do Triunfo, Zona Norte, ouvidos pela Tribuna, relatam que houve um aumento do fluxo de ônibus intermunicipais na região. “O trânsito aqui sempre foi pesado, principalmente por conta das carretas. Só que de ontem para hoje, mais ônibus têm passado por aqui”, afirma a comerciante Luciana Soares.

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Segundo a assessoria do DER, a AMG-3085, como opção de desvio, será monitorada e, caso seja necessário, poderá receber algum tipo de suporte, como a realização de operação tapa-buracos. No entanto, o órgão ressalta que, durante o período de chuva, os trabalhos ficam restritos a serviços mais simples, “o que exclui a operação tapa-buracos, que exige o pavimento sem umidade para que não seja comprometida a integridade do serviço realizado”.

Iniciados reparos na cratera da 353

No km 66 da MG-353, o DER-MG iniciou, na tarde desta quinta-feira (6), os reparos emergenciais , entre Juiz de Fora e Coronel Pacheco, onde o trecho cedeu e levou à interdição da rodovia estadual desde quarta. O asfalto, que antes havia apresentado um buraco de cerca de quatro metros de profundidade, terminou de ceder na manhã desta quinta. Com a interrupção do trânsito de veículos no local, o tráfego de veículos na região deve ser feito pela BR-040, até o entroncamento com a AMG-3085, que faz ligação com a 353.

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— Tribuna de Minas (@tribunademinas) February 6, 2020

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Durante passagem da equipe da Tribuna no trecho, uma máquina fazia a limpeza do ponto afetado. “A ideia inicial é limpar a área e fazer uma rede de drenagem nova, para não ter perigo de acontecer isso de novo. O manilhamento vai ser maior e vai comportar a quantidade de água que vai descer. Com o dreno já feito, vem a parte de compactação, que forma uma base, e assim refazer o pavimento”, explicou Bruno de Oliveira, que respondeu pela empresa contratada pelo DER para efetuar as obras.

Máquina trabalha no km 66 na tarde desta quinta-feira (Foto: Fernando Priamo)

Interdição entre Cel Pacheco e Tabuleiro

Na última semana, em razão das fortes chuvas, um buraco de grande extensão foi aberto na altura do km 21 da MG-133, entre Tabuleiro e Coronel Pacheco. O DER-MG informou que foram iniciadas as obras para a criação de um acesso alternativo no trecho. Na ocasião em que a abertura surgiu no meio da estrada, uma mulher morreu e seis pessoas ficaram feridas na queda de dois caminhões e dois carros de passeio. Os veículos transportavam sete pessoas, sendo que uma delas, Suziane Oliveira Neves, 37 anos, foi arrastada pela correnteza e não resistiu.

Tempestades trazem novos problemas

Em contato com a reportagem da Tribuna, o tenente Júlio César Almeida, da Polícia Militar Rodoviária (PMR), confirmou problemas em outros trechos da MG-353, entre Juiz de Fora e Coronel Pacheco. Na altura do km 60 da rodovia, durante o dia, uma queda de barreira causava retenção no trânsito do local, que ficou em meia pista. Segundo o tenente, o problema foi resolvido no final da tarde, mas o trecho ainda apresenta muito barro no asfalto, o que requer atenção dos motoristas.

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Em Goianá, onde o fluxo de veículos aumentou pelo desvio do trânsito, que anteriormente passava por Tabuleiro, um buraco cresceu de maneira preocupante na ponte do município, localizada na MG-353, próximo à Fazenda Fortaleza de Sant’Anna. No entanto, para evitar a necessidade de interdição da via, agentes e máquinas da Prefeitura de Goianá e do DER foram mobilizados para recuperar o trecho danificado ainda durante a manhã. Por volta das 19h, o DER informou, por e-mail, que “o problema apresentado foi resolvido”.

Um áudio de WhatsApp, gravado por uma pessoa que se identificou como policial militar, gerou apreensão na população ao citar problemas em pontes de Goianá e de Rio Pomba, que poderiam, de acordo com o áudio, ser interditadas após vistoria técnica. No entanto, as prefeituras dos dois municípios negaram a existência de problemas asfálticos graves no local, também afastando a possibilidade de interdição das estradas.

O prefeito de Tabuleiro, Dauro Martins (PP), disse à Tribuna que buscou informações sobre a situação da ponte localizada no km 8, da rodovia MG-133, na divisa entre o município e Rio Pomba. As condições da estrutura, que já cedeu anteriormente, preocupam a população do entorno. “Entrei em contato com o chefe do DER-MG, José Eduardo. Segundo ele, a ponte não corre nenhum risco e não será interditada”, tranquilizou. “A ponte sofreu um deslocamento de terra na cabeceira, mas nada grave.” A assessoria do DER-MG também declarou que “foi verificado um pequeno abatimento no encontro da estrutura com o aterro, sem que isto afete o tráfego. O Departamento vai providenciar a correção deste abatimento assim que as condições climáticas permitirem.”

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As prefeituras de Piau e Rio Novo também foram contatadas pela reportagem e questionadas sobre a situação das estradas que atualmente servem de desvio após os diversos problemas em rodovias da região. Elas também alegaram condições normais de tráfego.

Impactos no transporte intermunicipal

Os ônibus para o Aeroporto Presidente Itamar Franco, o Aeroporto Regional, entre Goianá e Rio Novo, está seguindo o trajeto indicado pela PMR, de acordo com Sebastião Rodrigues, diretor da viação José Maria Rodrigues, empresa operadora da linha de Juiz de Fora ao aeroporto. As viagens estão atrasando cerca de 10 minutos, e, desta forma, os horários para partida dos veículos estão mantidos. “O trecho é um pouco mais longo, mas não tem o trânsito que tem na serra do Grama”, explica o diretor da viação. “Isso não afeta porque já saímos mais ou menos duas horas e meia antes do vôo, chegamos lá em uma hora e vinte minutos, uma e meia. Nós já prevenimos por causa de um acidente ou alguma coisa na estrada.”

Entretanto, havia uma preocupação quanto a outra interdição parcial na MG-353. “Já interditaram a pista de um lado. Se interditar do outro, temos que ver o que vamos fazer, se a linha vai passar por Bicas, ou se vai ter que deixar um ônibus do lado de lá e outro do lado de cá para fazer um transbordo”, diz Rodrigues.

Para as viagens com destino a Rio Pomba, Ubá, Visconde do Rio Branco, Viçosa, Ponte Nova e Ipatinga, o desvio pela AMG-3085 aumenta a distância em 15 quilômetros e o tempo entre cinco e oito minutos, de acordo com o diretor da Unida, Fernando de Souza Mansur. “A única diferença é que as pessoas devem procurar embarcar no Terminal Rodoviário, porque não há embarque no trecho entre Juiz de Fora e Grama. As que tiveram que embarcar nesse trecho têm que ficar atentas.”

Zona da Mata lidera em ocorrências

As rodovias estaduais da Zona da Mata são as que apresentaram maior volume de danificações no estado em decorrência das chuvas. Em levantamento realizado pelo DER-MG, e divulgado na quarta-feira, entre as 111 ocorrências recebidas, 46 foram em estradas da região, que é seguida de perto pela região Central de Minas, com 42 notificações.

Na divulgação do DER-MG, também foi destacada a intensificação de ações de manutenção nas rodovias estaduais. De acordo com o departamento, o trecho entre Ervália e Coimbra, interrompido em função do rompimento de bueiro e abatimento de aterro, está com projeto elaborado e em fase de levantamento de custos para a execução das obras.

Até o momento, a recuperação de todos os trechos impactados pelas chuvas está estimada em R$ 75 milhões em levantamento encaminhado à Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec).

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