Ícone do site Tribuna de Minas

Evento on-line aborda atuação das mulheres na ciência e tecnologia

PUBLICIDADE

Em articulação à iniciativa do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), “Equidade é Prioridade”, o evento on-line Women Tech irá trazer discussões multidisciplinares sobre a participação feminina na Ciência e Tecnologia, a partir de visões de pesquisadoras, empreendedoras, líderes de iniciativas educacionais e do poder público.

Entre as convidadas, está a pesquisadora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Priscila Capriles, que comanda o projeto Plataforma Busco-Saúde, de mapeamento da Covid-19, além de investigar novos medicamentos que possam ajudar no tratamento à doença.

PUBLICIDADE

O evento, organizado pela empresa QuipoTech com apoio da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj/Petrópolis), é gratuito e acontece na próxima segunda-feira (8), a partir das 16h. As inscrições podem ser feitas por meio da plataforma Sympla.

PUBLICIDADE
Professora e pesquisadora da UFJF, Priscila Capriles irá ministrar palestra em evento sobre participação feminina na ciência e tecnologia (Foto: Divulgação/Women Tech)

Como destacado pela organização do evento, apesar de 72% dos artigos científicos no Brasil serem publicados por mulheres, elas representam 49% dos pesquisadores do país, de acordo com um estudo da consultoria McKinsey. Os dados ilustram as dificuldades em termos de equidade de gênero no país, o que se agrava ainda mais no setor privado. Neste caso, apenas 5% dos diretores executivos (CEOs) de empresas são mulheres, segundo a ONU. Ou seja, mesmo com mais estudos vindo das mulheres, os homens têm índices superiores de empregabilidade, estatisticamente.

Além da professora da UFJF Priscila Capriles, a live também contará com a participação da Claudia Wilson, CEO da BizzStudios e organizadora de ecossistemas de empreendedorismo e inovação; Lucimar Cunha, CEO da QuipoTech, conselheira do Parque tecnológico da Região Serrana (Serratec) e criadora do MulherAda, iniciativa educativa para meninas de ensino médio sobre as possibilidade de carreira na área de tecnologia; e Thaís Ferreira, jornalista, Gerente Executiva do Parque Tecnológico da Região Serrana (Serratec) e responsável por levar políticas de equidade de gênero para o Programa de Residência de Software.

PUBLICIDADE

Após as palestras das convidadas, haverá roda de conversa sobre pesquisa, ciência e tecnologia no Brasil, bem como sobre a experiência feminina nesses setores. O evento é gratuito e aberto ao público. A programação completa pode ser conferida por este link.

Sair da versão mobile