Ícone do site Tribuna de Minas

Município de Santos Dumont confirma primeiro caso da variante Ômicron

coronavirus free pik

Variante Omicron deixa mundo em alerta

PUBLICIDADE

Nesta terça-feira (4), a Secretaria de Saúde de Santos Dumont confirmou o primeiro caso da variante Ômicron na cidade. O paciente é um homem jovem, de idade não revelada, que estava voltando de uma viagem em outro estado. Assim que chegou, ainda em 2021, fez um teste do tipo RT-PCR e foi detectada a infecção por Covid-19. Ele manteve-se em isolamento domiciliar desde então.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santos Dumont, “a princípio não há suspeita de novos casos dessa variante, já que assim que o homem chegou fez o teste e deu positivo”. O paciente não apresentou sintomas graves da doença e, após cumprir o tempo de quarentena previsto, já pôde retornar para a sua rotina. Desde que foi reconhecida a doença, todos que tiveram contato próximo com o infectado estão sendo monitorados.

PUBLICIDADE

A origem da variante foi identificada através de uma amostra do material genético encaminhada para um laboratório especializado em Belo Horizonte, que realizou o sequenciamento genético. O resultado foi repassado na última terça-feira (4) para as autoridades de saúde locais.

PUBLICIDADE

Aumento do número de casos no município

De acordo com dados fornecidos pela Prefeitura, em Santos Dumont foram 41 casos de Covid-19 confirmados só nos quatro primeiros dias de janeiro de 2022. No mês inteiro de dezembro havia sido 14 casos, e em novembro, 13 casos.

A Secretaria de Saúde reforça que todos que apresentarem sintomas gripais devem comparecer ao Centro de Triagem da Covid-19 da cidade. O local segue operando de segunda a segunda, das 7h às 19h. Além disso, reitera-se a necessidade de higienização das mãos, uso de máscara e distanciamento social.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile