O ex-deputado federal Bonifácio José Tamm de Andrada morreu na noite desta terça-feira (5), aos 90 anos, vítima de complicações da Covid-19. Ele estava internado no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, desde o dia 16 de dezembro. Parlamentar federal por 40 anos até 2018, foi o político mais longevo do país, com quinze mandatos eletivos e 60 anos de atividade parlamentar. Além da carreira política, se destacou como advogado, jornalista, cientista político, doutor em direito público e professor universitário.
Também é lembrado por ter sido reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), instituição criada por ele há 57 anos, e presidente da Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada (Funjobe) – entidade mantenedora da Faculdade de Medicina de Barbacena, também criada por ele, e Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena.
Pelas redes sociais, o filho de Bonifácio, o deputado federal Lafayette de Andrada, comunicou a morte do pai. “Com imensa dor, comunico o falecimento de meu pai, o ex-deputado Bonifácio de Andrada, ocorrido hoje no hospital Mater Dei em Belo Horizonte.”
O sepultamento acontece nesta quarta-feira (6), em Barbacena (MG), terra natal de Bonifácio Andrada. Para evitar aglomerações, a cerimônia fúnebre ocorrerá no Cemitério da Igreja Nossa Senhora da Assunção e será restrita aos familiares. Ele deixa esposa e oito filhos.