Ícone do site Tribuna de Minas

Polícia Militar desmonta rinha de galos em Rio Novo e resgata 24 animais

rinha de galos rio novo 2 divulgacao pmma
PUBLICIDADE

A Polícia Militar de Meio Ambiente desmontou uma rinha de galos e prendeu 18 pessoas em uma fazenda localizada na zona rural de Rio Novo, no sábado (2). Em um curral, foram encontrados 24 galos destinados à prática ilegal de rinha, todos com ferimentos, além de três que estavam mortos e acondicionados em um freezer. No local, a PM constatou haver um cenário de rinha, com galos presos em armários de madeira sem alimentação, água ou ventilação, junto com a presença de fezes.

Na fazenda foram encontrados materiais para incentivar a rinha e potencializar seus efeitos, como esporas plásticas (que têm como objetivo aumentar o potencial lesivo durante o combate), biqueiras de metal (instrumento metálico que é colocado nos bicos dos galos) e diversos medicamentos para tratamento dos animais feridos.

PUBLICIDADE

Os 18 envolvidos encontrados no local portavam a quantia total de R$ 13.054, que, de acordo com o relato, seriam provenientes das apostas feitas durante as rinhas de galos. De acordo com o relato da polícia, todos foram indiciados por praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais.

PUBLICIDADE

Leia mais notícias sobre a Zona da Mata aqui. 

Um dos homens presentes, que seria proprietário da fazenda, estava portando um revólver calibre 32 e sete cartuchos intactos. Ele entregou a arma por livre e espontânea vontade, tendo relatado que teria sido herdada de seu pai, que havia falecido, e estava guardada na fazenda por esquecimento. Sendo assim, foi dada a prisão em flagrante do indivíduo por porte ilegal de arma de fogo e munições.

PUBLICIDADE

Os indivíduos foram encaminhados para a delegacia, em Juiz de Fora, e após assinarem Termo Circunstanciado de Ocorrência, foram liberados. Eles também foram multados em um total de R$ 143.551,65.

Galos foram encaminhados para clínica

Os 24 animais encontrados foram encaminhados para uma clínica veterinária para serem avaliados por profissionais. As aves serão encaminhadas para o Centro de Reabilitação de Animais, em Formiga, no Sul de Minas. As medidas administrativas referentes ao caso serão adotadas, conforme a polícia.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile