Ícone do site Tribuna de Minas

Tempestade de granizo atinge Ubá nesta segunda-feira

chove granizo e uba reproducao redes sociais
PUBLICIDADE

Na tarde desta segunda-feira (3), o município de Ubá, distante cerca de 110 quilômetros de Juiz de Fora, foi atingido por uma forte tempestade de granizo, confirmando a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a cidade. A forte chuva causou vários estragos na cidade, deixando telhas quebradas e carros danificados, além de provocar enxurradas.

Moradores alegaram estarem assustados com os estragos causados pelo vendaval atingiu o local. Conforme o Inmet, a previsão é de que chova de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100mm/dia em 373 municípios mineiros. Foram registrados nos pluviômetros instalados na cidade a incidência de 27,07 mm em cerca de 30 minutos de chuva.

PUBLICIDADE

Com o grande volume de chuva em um curto período, o município registrou, ainda, pontos de alagamento em diversos locais da cidade. As ruas mais afetadas foram as Avenidas Padre Arnaldo Jansen, no Bairro Santa Luzia; Rua Vereador Sebastião Lisboa de Andrade, no Bairro Peluso, além da Avenida Jesus Brandão, no Bairro San Rafael.

PUBLICIDADE

As equipes de Limpeza Urbana da Secretaria de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana atuam, na tarde e início da noite desta segunda, na identificação dos pontos que necessitam de intervenção para retirada de lama e lavagem das ruas. A Prefeitura do município destacou que onde fou realizada a construção de novas drenagens pluviais, como no Bairro São Domingos e Bairro Waldemar de Castro (Beco do Sapo), nenhuma ocorrência foi registrada em razão das chuvas.

“Estamos em um período de transição com o início do período chuvoso. Tivemos uma forte incidência, mas, felizmente, sem ocorrências de relevância e dentro do previsto pelos alertas emitidos para esta segunda-feira. Pedimos que a população que resida em áreas de risco que mantenham atenção pois temos previsão de mais chuvas durante a semana e saiam de casa a qualquer sinal de alteração”, comentou o coordenador de Proteção e Defesa Civil de Ubá.

PUBLICIDADE

População pode solicitar alertas via SMS

Moradores de Ubá podem receber alertas de risco de desastres naturais e de fenômenos meteorológicos por SMS enviado pela Defesa Civil. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP da região de interesse para o número 40199, e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço é gratuito.

Os alertas são destinados a áreas específicas e têm o objetivo de orientar as pessoas quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de ondas de frio intenso, de inundações, alagamentos, chuvas intensas ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile