A Prefeitura de Barbacena divulgou nesta quinta-feira (1º) mais três laudos referentes a pacientes já atendidos na cidade com suspeita de febre amarela. Somados aos outros quatro documentos já divulgados nesta semana pelo Executivo, chega a sete o número de diagnósticos de possíveis casos da doença. Destes, seis tiveram resultado positivo para febre amarela. Conforme a prefeitura, os documentos são elaborados pela sala de situação emergencial do município com base em resultados de análises da Fundação Ezequiel Dias (Funed), referência para diagnóstico da febre amarela.
Os documentos divulgados nesta quinta apontam a infecção por febre amarela em moradores da cidade de Senhora de Oliveira, localizada a 98 quilômetros de Barbacena, e de Piranga, distante 130 quilômetros. No primeiro caso, um homem de 42 anos, morto na última quinta-feira (25), foi diagnosticado com a doença. Já o morador de Piranga, 47, está internado em Barbacena desde a última terça (23) e também teria febre amarela, conforme os laudos. O terceiro diagnóstico foi negativo e é referente a um jovem de 25 anos, barbacenense, que já recebeu alta.
Entre os outros quatro casos confirmados por meio dos laudos, estão outros três moradores de Piranga: dois deles, 48 e 50 anos, continuam internados em Barbacena, com o diagnóstico de febre amarela, e outro, 57, morreu no último sábado (27). O primeiro laudo positivo divulgado pela Prefeitura é de um homem de 42 anos, morador de Barbacena.
Pacientes internados
Nesta quinta-feira, 14 pessoas com suspeita de febre amarela estavam internadas em Barbacena, conforme informações da Prefeitura. De quarta para quinta, três pacientes de Senhora dos Remédios, Antônio Carlos e Caranaíba foram internados em Barbacena. Outros quatro tiveram alta, sendo dois moradores de Barbacena, um de Piranga e Senhora dos Remédios.
Ao todo, estão internados em Barbacena um paciente de cada uma das seguintes cidades: Cipotânea, Conselheiro Lafaiete, Antônio Carlos, Ouro Branco, Desterro do Melo, Caranaíba, Itaverava, Barbacena e Santana dos Montes. Também há cinco moradores de Piranga hospitalizados, sendo que três já tiveram confirmação de febre amarela.
Muriaé
A Prefeitura de Muriaé divulgou, na quarta, que laudos da Fundação Ezequiel Dias (Funed) apontaram que dois pacientes internados no Hospital São Paulo com suspeita de febre amarela não estavam infectados com a doença. Uma delas é uma idosa de 79 anos que teria apresentado icterícia obstrutiva. A outra suspeita era referente a um homem de 34 anos, morador do Distrito Federal, e que estava a passeio na cidade de Barão de Monte Alto, localizada a 24 quilômetros de Muriaé, desde 22 de dezembro. O diagnóstico dele, no entanto, não foi informado.