A frente fria veio com tudo na última segunda-feira (26) e o frio ainda continua em Juiz de Fora. Além da queda de mais de 15 graus desde o último domingo (25), a cidade enfrentou uma madrugada gelada nesta terça-feira (27). Embora os termômetros tenham marcado 8,8 graus por volta das 3h, a sensação térmica era de 1,2 grau, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na segunda-feira, o frio estava ainda mais intenso, chegando a sensação de -0,4 graus às 13h, com rajadas de vento que ultrapassaram os 30 km/h.
Hoje, a previsão do Inmet é de que a máxima possa chegar a 20 graus. O frio deve continuar na cidade até a próxima quinta-feira, já que a expectativa é a de que o final de semana seja de sol e com temperaturas máximas acima dos 28 graus.
Tempo deve voltar a ficar seco e risco de queimadas aumenta
Em entrevista à Tribuna, o climatologista e professor do curso de geografia da UFJF, Fábio Sanches, explica que, apesar da elevação da umidade e consequente melhoria na qualidade do ar, após a passagem da frente fria pela região, o tempo volta a ficar seco e a possibilidade de novas queimadas surgirem é grande.
Semana passada estivemos sob atuação de uma massa de ar seco, associada a um bloqueio atmosférico, promovendo uma forte redução nos valores de umidade relativa. Era esse bloqueio atmosférico que estava dificultando o avanço das massas de ar frio.
Segundo o Inmet, em algumas regiões de Minas o tempo seguirá seco após a passagem da frente fria. Como o Oeste mineiro, por exemplo, que terá baixos índices de umidade à tarde. “A ligeira melhora dos índices de umidade, no centro-leste mineiro (onde encontra-se Juiz de Fora), deve permanecer até a próxima quarta-feira, a partir de quinta-feira, volta a prevalecer o tempo seco em todo o estado”, afirmou o Instituto em comunicado.