É hora de tirar os casacos do guarda-roupa e colocar a sombrinha na bolsa. Após quatro semanas consecutivas com os termômetros na casa dos 30 graus, as temperaturas em Juiz de Fora começam a cair. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia e Estatística (Inmet), a semana se inicia com o avanço de uma frente fria sobre o oceano no litoral da Região Sudeste, o que contribui para as baixas temperaturas, nebulosidade e condições de chuva fraca.
A cidade enfrentava, desde o dia 26 de abril, um período de seca. No entanto, no último domingo (26), o pluviômetro do Inmet contabilizou 5,6 milímetros de precipitação. A previsão de chuva isolada segue para os próximos dias em todos os municípios da Zona da Mata, incluindo Juiz de Fora.
Tempo ameno
Para terça-feira (28), o dia deve ter céu claro a parcialmente nublado, com possibilidade de chuva isolada. A máxima não passa de 24 graus e a mínima fica em 14. Nesta segunda-feira (27), o tempo ficou ameno. Segundo os termômetros do Inmet, que ficam no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a máxima do dia foi de apenas 19 graus e a mínima, de 14.
As temperaturas se elevam ligeiramente na quarta (29), com os termômetros podendo chegar na casa dos 27 graus. A mínima não passa dos 14 graus.
Nova frente fria no feriado
Uma nova massa de ar frio deve avançar sobre o centro-sul de Minas Gerais a partir da quinta-feira (30), o que fará com que o feriado prolongado tenha declínio das temperaturas. Segundo o Inmet, isso ocorre por conta do afastamento de um centro de baixa pressão para distante da costa brasileira, que permite a aproximação dessa nova frente fria.
A queda nos termômetros já deve ser sentida na quinta (30), quando a mínima pode chegar a 12 graus. A partir daí, as máximas do fim de semana ficam mais baixas, entre 21 e 22 graus, com mínima que pode chegar até 10 graus. O céu deve ficar nublado a parcialmente nublado, com maior abertura no sábado. A chuva, se ocorrer, apenas de maneira isolada devido a nebulosidade.