Ícone do site Tribuna de Minas

Com máxima de até 35 graus, Juiz de Fora permanece sob alerta vermelho de onda de calor

onda de calor em Juiz de Fora
(Foto: Leonardo Costa)
PUBLICIDADE

O fim de 2025 tem sido marcado por temperaturas acima da média em Juiz de Fora e região. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município está sob alerta vermelho — de grande perigo — para onda de calor. O aviso é válido até as 18h de segunda-feira (29). A condição climática representa riscos à saúde, com temperaturas pelo menos 5 graus acima da média por um período superior a cinco dias consecutivos.

Nesta sexta-feira (26), Juiz de Fora registrou temperatura máxima de 31,3 graus por volta do meio-dia, mas a previsão indica que os termômetros podem chegar a 32,5 graus até o fim do dia. O calor intenso deve persistir nos próximos dias. Segundo o Inmet, a máxima pode alcançar 35 graus na próxima terça-feira (30), apontada como o dia mais quente deste período de onda de calor.

PUBLICIDADE

Não há previsão de chuva, ao menos, até o dia 31 de dezembro, quando o céu deve apresentar maior cobertura de nuvens e aumenta a possibilidade de pancadas isoladas. O Inmet explica que a circulação dos ventos em médios e altos níveis da atmosfera tem dificultado a formação de nuvens de chuva em praticamente todo o estado de Minas Gerais. A Zona da Mata está entre as regiões mais afetadas pelo bloqueio atmosférico responsável pelo calor persistente.

Para sábado (27), a previsão é de máxima de 32,5 e mínima de 20 graus. No domingo (28), o cenário se repete, com máxima de 32,5 e mínima de 20. Na segunda-feira (29), as temperaturas devem variar entre 22,5 e 32,5 graus. Já na terça (30), os termômetros ficam entre 22,5 e 30 graus. A partir de quarta-feira (31), o aumento da nebulosidade deve contribuir para uma leve redução das temperaturas, com máxima prevista de 30 e mínima de 22 graus.

A virada do ano deve ocorrer sob tempo abafado. O calor permanece, mas o céu tende a ficar mais nublado, com chance de chuvas isoladas.

Defesa Civil publica orientações

A Defesa Civil de Juiz de Fora também emitiu alerta para a onda de calor, que pode se estender até o dia 31 de dezembro. Diante do cenário, o órgão divulgou uma série de orientações à população:

PUBLICIDADE

 

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile