Ícone do site Tribuna de Minas

Outono começa com alerta amarelo para chuvas intensas em Juiz de Fora 

outono em Juiz de Fora
Temperaturas devem subir no fim de semana, mas previsão é de chuva (Foto: Felipe Couri)
PUBLICIDADE

O outono começa com alerta amarelo de chuvas intensas para Juiz de Fora e região. Na manhã desta quinta (20), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de precipitação intensa que pode variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos entre 40-60 km/h, válido até às 10h da sexta-feira (21). O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerado baixo. O aviso é válido até às 10h de sexta-feira (21).

Para o fim de semana, a previsão é de chuvas para todos os dias. Na sexta-feira (21), a máxima será de 26 graus e a mínima de 15, com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante o dia. No sábado (22), a máxima sobe para 29 graus e a mínima será de 18. O céu fica com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas. Já no domingo (23), a previsão de precipitação continua, com máxima de 28 graus e mínima de 18.

Chegada do outono

O outono no Hemisfério Sul teve início nesta quinta-feira (20)  às 06h01 min. Conforme prognóstico climático emitido pelo Inmet, esta estação é uma transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. Durante o outono, as chuvas diminuem no interior do Brasil, especialmente no semiárido nordestino. No entanto, a porção norte das Regiões Norte e Nordeste ainda recebe volumes significativos de chuva. A estação também é marcada pela chegada de massas de ar frio vindas do sul do continente, que fazem as temperaturas caírem, especialmente na Região Sul e em partes da Região Sudeste. Durante o outono, é possível observar fenômenos climáticos como:

PUBLICIDADE

Chuvas abaixo da média histórica no Sudeste

Apesar da previsão de chuva para o início da estação, a previsão para o outono na Região Sudeste, de acordo com o Inmet, indica que as precipitações ficarão abaixo da média histórica. No entanto, não se descarta a ocorrência de chuvas intensas na porção leste da região, devido à passagem de sistemas frontais sobre o oceano, que podem causar instabilidades nessas áreas. Em relação às temperaturas, as previsões apontam valores acima da média histórica nos próximos meses. Contudo, também há a possibilidade de massas de ar frio chegarem nos próximos meses, o que pode causar queda nas temperaturas, especialmente em regiões de maior altitude.

 

*Sob supervisão da editora Mariana Floriano 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile