
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, na manhã desta quarta-feira (17), alerta vermelho que sinaliza grande perigo para acumulado de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. O aviso é válido até esta quinta-feira (18), às 7h. O alerta vermelho é o mesmo emitido na segunda-feira.
O Inmet chama atenção para o grande risco de alagamentos intensos e transbordamentos de rios, além de expressivos deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
A Defesa Civil estendeu o alerta para chuvas fortes na cidade até sexta-feira (19).
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também colocou Juiz de Fora nas listas de cidades com risco moderado de ocorrências de enxurradas urbanas, extravasamento de córregos, alagamento em áreas rebaixadas e com drenagem deficiente.
Além disso, o órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação também apontou a possibilidade de eventos de movimento de massa devido aos acumulados prévios e à previsão de chuvas, que podem ser de forte intensidade localmente, e provocar deslizamentos pontuais, principalmente em costas urbanas e ao longo de estradas e rodovias.
