![Onda de calor pode atingir Juiz de Fora? Veja a previsão para a semana 1 calor em jf](https://tribunademinas.com.br/wp-content/uploads/2023/11/tempo-felipe-couri-1-scaled-e1739801725993.jpg)
Sol, céu azul e muito calor esperam os juiz-foranos nesta semana. Com temperatura que pode chegar aos 35 graus, as condições são de tempo estável e baixa umidade do ar para todas as regiões de Minas. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir desta segunda-feira (17), o país enfrenta a terceira onda de calor de 2025.
A onda de calor deve afetar inicialmente áreas dos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, se estendendo, posteriormente, pelos estados do Goiás e da Bahia. Conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5 graus ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos.
Apesar do calor intenso, Juiz de Fora ainda não entrou na rota da onda de calor, segundo o Inmet. Em nota, o órgão afirmou que as temperaturas máximas previstas para os próximos dias continuam elevadas em grande parte do país, característica típica do verão, especialmente nas regiões Sudeste e Nordeste. Porém, no momento, não há expectativa de configuração de uma onda de calor para Juiz de Fora nem para Zona da Mata.
Muito sol, sem chuva
Sem previsão de chuva, o calor fica ainda mais intenso nos próximos dias. Nesta segunda (17), a máxima pode chegar a 31 graus e a mínima não passa de 21. O céu fica claro a parcialmente nublado.
Os dias mais quentes da semana devem ser registrados entre terça (18) e quarta-feira (19), quando a temperatura máxima varia entre 33 e 35 graus. A mínima nesses dias fica entre 20 e 22 graus.
Na quinta (20) e na sexta-feira (21), o cenário persiste. A máxima segue na casa dos 30 graus e a mínima em 19. Também não há previsão de chuva para esses dias. A tendência é que o tempo firme permaneça ao longo do fim de semana.
Onda de calor
Segundo o Inmet, esta será a terceira onda de calor no país desde o início de 2025. Em janeiro, a primeira onda de calor aconteceu entre os dias 17 e 23 e, a segunda, entre os dias 2 e 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul.
Durante essa segunda onda, foi emitido um aviso vermelho de grande perigo pelo Inmet, que persistiu até o último dia 12 de fevereiro, abrangendo também áreas de Santa Catarina e Paraná.
No Rio Grande do Sul, as temperaturas máximas ultrapassaram os 40 graus em vários municípios gaúchos. Na capital, Porto Alegre, a temperatura máxima chegou a 39,3 graus.