A máxima de 25,2 graus observada nesta quinta-feira (16) em Juiz de Fora foi apenas um alívio momentâneo para o calor atípico observado no mês. O transporte de umidade de origem oceânica deixou a temperatura amena principalmente na faixa leste do estado. A mínima no dia foi de 16,1 graus, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No entanto, a partir de sexta-feira (17) os termômetros voltam a subir, e o instituto não descarta uma nova onda de calor para a Região Sudeste do país.
Na sexta, a máxima fica em 27,5 graus, com mínima de 17. O dia terá céu claro a parcialmente nublado, sem previsão de chuva.
O fim de semana deve ser de calor, com termômetros superando a casa dos 30 graus. É preciso atenção, pois a umidade relativa do ar pode sofrer queda nos momentos mais quentes do dia. No sábado (18) a umidade pode chegar a 30%, o que caracteriza estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A máxima do sábado deve ser de 30 graus, com mínima de 18. O céu fica claro a parcialmente nublado. O domingo (19) não deve ser diferente, com calor de 29 graus, e mínima que não ultrapassa os 17 graus.
A próxima semana também deve ser de altas temperaturas, variando de 29 a 18 graus. O calor, conforme o Inmet, não é esperado para o mês de maio, cuja temperatura média é de 22,7 graus. A situação ocorre por conta da persistência de um bloqueio atmosférico que mantém o tempo estável em todo estado de Minas Gerais e impede que massas de ar frio se estabeleçam sobre a região. Se uma nova onda de calor for estabelecida na cidade, será a quarta semana consecutiva de maio sob o alerta.