O frio deve dar uma amenizada nesta semana em Juiz de Fora. Conforme a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas máximas esperadas devem ser mais altas do que as da semana anterior. A expectativa é de que a mínima não seja menor que 13 graus, e a máxima possa atingir a casa dos 26 graus.
Segundo o Inmet, a tendência é de tempo estável em grande parte do estado de Minas Gerais, ocasionado por uma grande massa de ar seco que cobre o Brasil central. O esperado é que a terça-feira (11) seja um pouco mais amena que a segunda (10), com máxima de 24 graus e mínima de 14. O céu fica claro a parcialmente nublado e com névoa seca.
Quem saiu com roupa de frio nesta segunda por conta da baixa temperatura da manhã se enganou. Apesar da mínima de 14,2 graus, a máxima na cidade chegou a 26,7 graus, de acordo com os aparelhos do 5º Distrito de Meteorologia do Inmet, que ficam no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
A tendência é que os juiz-foranos comemorem o Dia dos Namorados em tempo ameno. A máxima deve ficar na casa dos 25 graus e mínima em 13. O céu fica claro a parcialmente nublado.
A tendência é que os juiz-foranos comemorem o Dia dos Namorados em tempo ameno. A máxima deve ficar na casa dos 25 graus e mínima em 13. O céu fica claro a parcialmente nublado.
Feriado prolongado
Os que terão a sorte de emendar o feriado do padroeiro, comemorado na quinta-feira (13), Dia de Santo Antônio, poderão aproveitar a folga com sol e tempo firme. Faz calor durante o dia e os termômetros podem alcançar os 25 graus. A noite o frio volta, com mínima na casa dos 13.
O cenário deve ficar semelhante na sexta (14) e também ao longo do fim de semana. Não é esperado chuva em nenhum dos dias. A umidade relativa do ar pode ficar baixa, por volta de 30%, nos momentos de maior insolação. Por isso é preciso tomar cuidados extras com idosos e crianças, mantendo a hidratação sempre em dia.
Amplitude térmica
Segundo o Inmet, é característica do mês de junho o predomínio de céu claro e uma grande diferença entre as temperaturas máxima e mínima, o que é chamado de amplitude térmica. A combinação entre temperaturas amenas e a disponibilidade de umidade favorece a formação de nevoeiro ou névoa úmida na faixa leste de Minas Gerais, incluindo a Zona da Mata.
O mês também é marcado pelo avanço de massas de ar frio. Nessas ocasiões, ocorrem os chamados “episódios frios”, quando há a queda brusca de temperatura de um dia para o outro e a permanência de temperaturas amenas por dias consecutivos. Junho é o primeiro mês do trimestre mais seco do ano, as chuvas são escassas, normalmente associadas ao avanço de frentes frias e restritas praticamente ao sul e faixa leste.