Ícone do site Tribuna de Minas

Minas Gerais e outros 10 estados entram em alerta laranja para temporal e ventos de até 100 km/h 

tempo leonardo costa chuva2
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para a incidência de mais chuvas intensas pelo país. Conforme o órgão, o aviso é válido para a manhã desta terça-feira (4) podendo ser atualizado no decorrer do dia.

Conforme o instituto, há possibilidade de precipitações de até 100 mm por dia e ventos de até 100 quilômetros por hora, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Nos últimos dias, várias regiões paulistas, entre elas a Grande São Paulo e a Baixada Santistas, têm sofrido com os transtornos causados pelos temporais, como enchentes e deslizamentos. A Defesa Civil do Estado de São Paulo, inclusive, renovou o alerta para a continuidade das chuvas intensas nos próximos dias, com acumulados expressivos previstos até esta quarta-feira (5).

PUBLICIDADE

O Inmet não emitiu nenhum alerta para Juiz de Fora. A previsão para esta terça-feira é céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas
isoladas. A máxima pode chegar aos 28 graus e a mínima fica em 20.

Veja a seguir os estados afetados:

. Amapá

. Pará

PUBLICIDADE

. Maranhão

. Tocantins

PUBLICIDADE

. Mato Grosso

. Goiás

. Minas Gerais

PUBLICIDADE

. Paraná

. Trechos da Bahia e de Santa Catarina

. Todo o estado de São Paulo

PUBLICIDADE

Em outros estados como Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul e também parte de Santa Catarina, o alerta ainda é amarelo, indicando a possibilidade de chuva de até 50 mm por dia e ventos de até 60 quilômetros por hora. Em algumas cidades, prevalecem ambos os alertas – amarelo e laranja. Os avisos são validos entre esta terça-feira e quarta-feira, dependendo das localidades.

Onda de calor

Enquanto grande parte do País tem alerta para chuvas intensas, o Rio Grande do Sul está com aviso laranja para a possibilidade de temperatura 5ºC acima da média por período de três a cinco dias. O alerta foi emitido há dois dias e tem validade até esta quarta-feira. Em algumas partes do Estado gaúcho, o aviso de onda de calor é amarelo, podendo ser atualizado posteriormente.

Sair da versão mobile