
A primeira onda de calor da primavera começou no último sábado (26) e deve elevar as temperaturas em Juiz de Fora nos primeiros dias desta semana. Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem chegar a 32 graus na quarta-feira (30), antes de uma mudança nas condições do tempo a partir de quinta (1º).
O tempo quente em Minas Gerais aumenta a possibilidade de formação de áreas de instabilidade devido ao forte aquecimento ao longo do dia. Em algumas regiões, podem ocorrer pancadas de chuva rápidas e passageiras, pontualmente fortes e acompanhadas de rajadas de vento, raios, trovões e até granizo em pontos isolados. O calor deve persistir também no estado até quarta-feira. Em Juiz de Fora, a previsão é de céu claro a parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas.
Em Juiz de Fora, nesta segunda-feira (28), os termômetros variam entre 19 e 27 graus. O sol aparece entre poucas nuvens.
Na terça-feira (29), a máxima prevista é de 31 graus, enquanto na quarta o tempo fica aberto e a temperatura pode alcançar 32 graus. Na quinta, porém, a máxima despenca para 23 graus, uma queda de 9 graus em relação ao dia anterior. A previsão indica muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
A onda de calor, classificada pelo Inmet com grau de severidade “Grande Perigo”, teve início às 12h de sábado e tem previsão de duração até as 18h desta quarta-feira (30). O aviso indica risco à saúde devido a temperaturas 5 graus acima da média por período superior a cinco dias.
Umidade do ar exige atenção
Além do calor, a população deve redobrar os cuidados com a saúde nos primeiros dias da semana devido à baixa umidade relativa do ar, que pode variar entre 30% e 60%.
Em períodos de tempo seco e temperaturas elevadas, a recomendação é aumentar a ingestão de água e evitar atividades físicas intensas e exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes.
Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.

