Ícone do site Tribuna de Minas

Sete partidos realizam convenções partidárias; Ione e Margarida são confirmadas como candidatas

Sete partidos realizam convenções partidárias; Ione e Margarida são confirmadas como candidatas

Foto: José Cruz/Arquivo Agência Brasil

PUBLICIDADE

Sete convenções partidárias foram realizadas no último fim de semana, em Juiz de Fora. Apenas duas candidatas a prefeita foram oficializadas por suas legendas: Ione Barbosa (Avante) e Margarida Salomão (PT). Mesmo assim, a deliberação do PRD já acerta apoio ao pré-candidato Charlles Evangelista (PL). Alguns partidos decidiram coligações, o Novo se absteve das eleições majoritárias, e o PSDB ainda se reunirá mais uma vez para decidir um possível apoio ou candidatura própria.

Todos os sete partidos indicaram os candidatos à vereadores, com o máximo permitido de 24: 23 – que será o total de eleitos, a partir deste ano – mais um, de acordo com a legislação mais recente. Também existe um mínimo de 30% e máximo de 70% de candidatos homens ou mulheres. Se houver fração no menor número percentual, deve ser arredondado para cima, portanto, no caso de Juiz de Fora, o mínimo é de oito candidatos de um só gênero.

PUBLICIDADE

A primeira convenção partidária para as eleições de 2024, no município, foi do PSD. Das 9h às 12h do sábado (20), o partido se reuniu no Hotel Serrano – palco recorrente dos eventos – no Centro da cidade. Foi aprovada, por unanimidade, a coligação do partido com os da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV). A coligação tem o mesmo nome da federação. O PSD ainda decidiu por 16 candidatos homens à Câmara (66%) e oito candidatas mulheres (33%).

PUBLICIDADE

Já às 10h do sábado, durante 40 minutos, o partido Novo se reuniu no mesmo hotel. A convenção municipal deliberou por não fazer coligações nem lançar candidatos na eleição majoritária. Também foram escolhidas oito mulheres, o mínimo requerido, e 16 homens, como candidatos ao Legislativo. Na noite de segunda-feira (22), foi realizada uma nova convenção do partido Novo, com quatro integrantes, para produzir uma errata da convenção realizada no fim de semana. O partido afirma que um erro do sistema eleitoral não salva determinadas edições na ata das reuniões. Na retificação, a convenção deliberou, por unanimidade, delegar ao Diretório Municipal do partido a definição sobre eventual coligação para a eleição majoritária, podendo ou não indicar um candidato da própria legenda ao cargo de vice.

Na parte da tarde, a federação PSDB-Cidadania realizou a convenção na sede do PSDB, na Rua Halfeld. Das 13h às 15h, os partidos decidiram que o Colegiado da Federação se reunirá na quarta-feira (24), para decidir se integrará a coligação majoritária, com quais partidos, e se indicará um representante para compor a chapa. O presidente do diretório municipal, Eduardo Schroder, citou que a definição será para “prefeito e vice-prefeita”, o que reforça as especulações de que a presidenta da convenção, Débora Lovisi (PSDB), deverá ser indicada como candidata a vice de Júlio Delgado (MDB), que fará a própria convenção também na quarta. PSDB-Cidadania também indicaram 16 homens, o máximo permitido, e oito mulheres.

PUBLICIDADE

Na noite de sábado, o hotel recebeu, também, a convenção do Avante, das 18h às 19h30, que oficializou a candidata à Prefeitura, Ione Barbosa. A escolha do vice-prefeito e as coligações partidárias permanecem em aberto, “aguardando definições em momento oportuno e dando plenos poderes para a Comissão Provisória Municipal do Avante para decidir”, diz a ata da reunião. A Comissão Executiva poderá se reunir até a data final prevista em lei, para tomar a decisão. O partido de Ione também escolheu o número mínimo de mulheres permitido para concorrer a uma vaga na Câmara.

Às 19h, o plenário da Câmara Municipal foi o local da convenção do PRD. A sigla ratificou a proposta de coligação para prefeito e vice-prefeito com PP e PL, sendo que o último indicará os candidatos aos dois cargos. Cabe ao PRD “exclusivamente o apoio e adesão” às candidaturas da Coligação “Juiz de Fora no Coração”, que tem como pré-candidato a prefeito Charlles Evangelista (PL). O PRD também cumpriu a cota mínima por gênero, com oito mulheres candidatas a vereadoras e 16 homens.

PUBLICIDADE

A última convenção do sábado, das 20h às 21, mais uma vez no hotel na Rua Santa Rita, foi do Agir, decidindo pela coligação com o Avante. Em candidaturas ao cargo de vereador, foi preenchida, por mulheres, exatamente a cota de 30% estabelecida, com o máximo permitido de homens, 70%. Diferente dos outros partidos, o Agir escolheu 20 candidatos, no total.

Por fim, no domingo (21), a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) homologou, na Rua Oscar Vidal, uma coligação – com PSOL, Rede, PSB, PDT e o já anunciado PSD – que se chamará “Pra Frente, Juiz de Fora”. No local, foi explicado que a “chapa posta para homologação foi previamente aprovada pela instância superior da Federação”, ratificando a candidatura de Margarida Salomão à reeleição, com o candidato a vice-prefeito Marcelo Detoni (PSB). Quanto aos candidatos ao cargo de vereador, o PT indicou sete mulheres e oito homens; o PCdoB, uma mulher e um homem; e o PV, duas mulheres e quatro homens. A proporção total foi de 40% do gênero feminino e 60% masculino, único caso em que a cota não foi cumprida pelo número mínimo, até o momento. São 23 candidatos, um a menos do que o máximo permitido.

Sair da versão mobile