Ícone do site Tribuna de Minas

2ª pesquisa MDA reforça tendência de reeleição de Margarida no 1º turno

Às vésperas das eleições, MDA aponta Margarida reeleita no primeiro turno

Segundo Instituto MDA, Margarida Salomão (PT) poderá ser primeira prefeita eleita em primeiro turno em JF (Foto: Leonardo Costa)

PUBLICIDADE

O Instituto MDA divulgou, na quarta-feira (18), a segunda pesquisa de intenções de voto para a Prefeitura de Juiz de Fora, contratada pela TV Integração. Os novos dados apontam Margarida Salomão (PT), que agora lidera com 51,9% das intenções de voto, reeleita no primeiro turno com margem confortável. O levantamento atual mostra, ainda, variação positiva em relação à pesquisa anterior, quando registrava 45,8%.

Charlles Evangelista (PL) também cresceu, avançando de 11,1% para 14,1%. Já Ione Barbosa (Avante) apresentou queda, passando de 15,8% para 10,7%. Com esses números, Charlles e Ione estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa e na disputa por um eventual segundo turno.

PUBLICIDADE

Outros candidatos, como Júlio Delgado (MDB) e Isauro Calais (Republicanos), também apresentaram variações. Delgado caiu de 8,4% para 7,2%, enquanto Calais recuou de 2,5% para 1,6%. Victória Mello (PSTU) apresentou 0,1% das intenções de voto contra 0,3% registrados anteriormente.

PUBLICIDADE

Eleitores que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum candidato, agora são 6,2%, sendo que antes eram 8%. Já 8% dos entrevistados não sabem em quem votar, percentual que caiu 0,3 pontos.

Rejeição

A pesquisa MDA também traz a rejeição de cada candidato. O maior índice é de Charlles Evangelista, em quem 30,6% dos eleitores não votariam de jeito nenhum, subindo 4,1 pontos percentuais.

PUBLICIDADE

Já rejeição aos outros candidatos caiu. A de Margarida Salomão caiu 5 pontos, passando de 26,5% para 21,5%. Agora, 14,6% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Ione Barbosa, diferente dos 18,4% da última pesquisa. Júlio Delgado passou de 14% de rejeição para 12,9%. Isauro Calais diminuiu três pontos do índice, indo de 14,6% para 11%. E Victória Mello é rejeitada por 9,6% dos entrevistados, sendo que antes eram 12,3%.

Todos são rejeitados por 4,2%, diminuindo 0,1 ponto percentual. Caindo de 21,4%, agora 19,9% dos eleitores poderiam votar em qualquer um dos candidatos, sem rejeitar nenhum. E, aumentando 0,2 pontos percentuais, 3,2% não sabem avaliar.

PUBLICIDADE

Espontânea

A pesquisa da MDA apurou ainda as intenções de voto espontâneas, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores.

Neste contexto, Margarida Salomão tem 46,8% (contra 36,6% na última pesquisa), Charlles Evangelista sobe de 6,6% para 9,5% e Ione Barbosa cai de 7,6% para 6%. Os outros candidatos variaram menos de 1%: Júlio Delgado oscilou 0,2 pontos percentuais, saindo de 3,5% para 3,7%, Isauro Calais foi de 1% para 0,7% e Victória Mello agora tem 0,1%, quando antes apresentava 0%.

Outros nomes foram citados por 0,1% dos entrevistados, 0,3 pontos percentuais a menos do que na última pesquisa.

PUBLICIDADE

Brancos e nulos

Votos em branco, nulo ou nenhum dos candidatos foram respondidos por 6,9% dos eleitores, subindo 0,1 ponto percentual. O percentual dos que não sabem caiu de 37,5% para 26,1% de uma pesquisa para a outra.

A última sondagem foi realizada entre os dias 14 e 17 de setembro, com 801 eleitores de Juiz de Fora, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Sair da versão mobile