Ícone do site Tribuna de Minas

E-título só pode ser baixado até este sábado

e titulo Luisa Junqueira
PUBLICIDADE

Às vésperas do primeiro turno das eleições, diversos eleitores ainda não se atentaram que, neste sábado (1º), é o último dia para baixar ou atualizar o e-Título, a fim de usar o aplicativo como identificação para acessar a urna na hora de votar. É possível fazer a instalação do app em aparelhos que utilizam o sistema Android ou IOS.

Aqueles que querem utilizar o app devem ter atenção. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ressalta a necessidade de fazer o download do e-Título antes de sábado, para não gerar congestionamento de pessoas tentando acessar o aplicativo ao mesmo tempo, correndo o risco de não conseguir acessar os dados cadastrais.

PUBLICIDADE

Para fazer o cadastro do título de eleitor no aplicativo, basta preencher os campos requisitados com dados de documentos e responder a algumas perguntas para confirmar a identidade, além da necessidade de cadastrar uma senha. A partir daí já é possível fazer uso do e-Título.

PUBLICIDADE

Vale reforçar que o e-Título somente poderá ser utilizado como documento para votar, caso o eleitor ou a eleitora já tenha realizado seu cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral. Se isso ainda não tiver acontecido, o votante deverá levar outro documento com foto para se identificar no momento da votação.

De acordo com o TSE, o voto é obrigatório para brasileiras e brasileiros entre 18 e 69 anos e facultativo para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos e para quem tem 70 anos ou mais. Para votar, não é obrigatório ter em mãos o título de eleitor.

PUBLICIDADE

Isso porque, além do título, a identificação para a votação também pode ser feita com o e-Título, no caso de eleitores que já têm sua biometria atualizada; além de outros documentos com foto como carteira de identidade, identidade social e passaporte. Também são válidos outros documentos de valor legal equivalente, como carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitação (CNH).

Para quaisquer outras dúvidas, o recomendado é utilizar o Tira-Dúvidas do TSE via WhatsApp. Para ter acesso ao serviço é simples, basta adicionar em seu aparelho o telefone (61) 9637-1078 ou acessar o link wa.me/556196371078 e mandar mensagem para o assistente virtual.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile