Dia de luz. Festa do sol. Sem barquinhos, ao contrário do que diz a bossa famosa, a manhã do sábado, 29 de outubro, começou com céu limpo em Juiz de Fora. Céu azul. Tradicional reduto de manifestações políticas da cidade nas vésperas de processos eleitorais, o Calçadão da Rua Halfeld vivia um clima que contrastava sentimentos, de certa forma, antagônicos, como a esperança e a tensão. Em uma boa parte, esses sentimentos eram trazidos por inúmeros flamenguistas, que vestiram a camisa já na expectativa da decisão da Copa Libertadores da América que só aconteceria no final da tarde. Mas, esperança e tensão também eram os adjetivos que moviam apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL) no último corpo a corpo antes do segundo turno das eleições presidenciais que acontecem neste domingo.
Por volta das 9h, já era possível identificar a movimentação de eleitores no Calçadão da Rua Halfeld. Movimento que aumentava a cada minuto. Inicialmente, divididos em dois grupos, apoiadores do ex-presidente Lula se concentraram no entorno do Parque Halfeld. Por sua vez, os eleitores do presidente Jair Bolsonaro, em menor número, posicionavam-se em um local próximo da esquina da Praça João Pessoa, onde está localizado o Cine-Theatro Central. Com a distribuição de materiais de campanha, eles buscavam conversar com quem passava pelo local, em último esforço na busca por votos na cidade.
A própria equipe da Tribuna foi abordada por apoiadores de Bolsonaro. Também por eleitores de Lula. Posso revelar que o repórter recebeu adesivos dos dois candidatos, que foram devidamente guardados em sua mochila. Já nesse momento, foi possível identificar provocações verbais entre as militâncias dos dois candidatos. Na maioria dos casos, no entanto, a sensação era de que o espírito democrático e o bom humor prevaleciam.
Caminhada
Por volta das 11h30 da manhã, os apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se concentravam no Parque Halfeld, iniciaram uma caminhada e desceram a Rua Marechal Deodoro em direção à Rua Batista de Oliveira. Enquanto isso, o grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro seguia concentrado no mesmo local, onde distribuíam adesivos e faziam panfletagem com material de campanha do candidato à eleição.
Os apoiadores de Lula viraram pela Batista de Oliveira e, logo depois, subiram o Calçadão. Em seguida, eles se concentraram exatamente na Praça João Pessoa, quando as provocações entre as duas militâncias se intensificaram. Os ânimos se exaltaram brevemente, e os apoiadores do candidato à reeleição buscaram um reposicionamento de uma banca com materiais de campanha para um outro ponto do Calçadão.
Por volta das 13h, as mobilizações de apoiadores de Lula e Bolsonaro já começavam. Com a tradição de ocupar a Rua Halfeld no sábado que antecede as eleições, os eleitores seguiram seus caminhos, trajetórias que levam às urnas neste domingo e indicarão por onde seguiremos, todos, nos próximos quatro anos.