Ícone do site Tribuna de Minas

Pesquisa DataTempo: 71% dos mineiros não sabem em quem vão votar para deputado federal

URNA ELETRONICA antonio augusto ascom tse
PUBLICIDADE

Quase 71% dos eleitores mineiros ainda não definiram em quem pretendem votar para deputado federal, nas cadeiras em aberto na Câmara dos Deputados. O alto percentual foi apontado em pesquisa realizada pelo instituto DataTempo. O levantamento, feito no modelo espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos possíveis concorrentes, foi publicado nesta quinta-feira (28) pelo jornal “O Tempo”.

Segundo a pesquisa, realizada entre os dias 15 e 17 de julho, 70,8% dos eleitores entrevistados se dizem indecisos quando perguntados em qual candidato a deputado federal pretendem votar. “No geral, eleições para o Legislativo mobilizam menos os eleitores do que as eleições para o Executivo porque há pouca compreensão do papel dos cargos legislativos dentro do contexto político”, avalia a analista DataTempo Bruna Assis, conforme publicado por “O Tempo”.

PUBLICIDADE

Mais citados

A maioria dos nomes mais citados, inclusive, remete àqueles que já detêm mandatos parlamentares. O pré-candidato mais lembrado na pesquisa DataTempo foi o deputado federal Fábio Ramalho (MDB), citado por 1% dos entrevistados. Na sequência, apareceu o também deputado federal Paulo Guedes (PT), com 0,5%.

PUBLICIDADE

Seis nomes obtiveram 0,4% das citações: os deputados federais Misael Varella (PSD), Rogério Correia (PT), Marcelo Freitas (União Brasil) e Wellington Prado (Pros); o deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC); e o ex-prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (União Brasil).

Na sequência, com 0,3% das menções, apareceram os deputados federais Aécio Neves (PSDB), Diego Andrade (PSD), Emidinho Madeira (PL), Zé Vitor (PL), Newton Cardoso Jr. (MDB) e Reginaldo Lopes (PT). Segundo o DataTempo, outros nomes foram mencionados, mas registraram 0,2% ou menos. O conjunto de todas as outras citações soma 10,4% dos entrevistados. Por outro lado, 13,1% manifestaram a intenção de votar em branco ou mesmo anular o voto.

PUBLICIDADE

Nas eleições de outubro, as 53 cadeiras de Minas Gerais na Câmara dos Deputados estarão em jogo. A pesquisa DataTempo foi realizada com recursos próprios do instituto. A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 20 de julho de 2022. No período foram ouvidos 2 mil eleitores. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais e o intervalo de confiança, de 95%. A pesquisa foi registrada sob os protocolos TSE nº BR-08880/2022 e TRE nº MG-08733/2022.

Sair da versão mobile