Ícone do site Tribuna de Minas

‘Pode votar de bermuda?’: tire suas dúvidas sobre regras das eleições 2022

eleicao urna votacao arquivo agencia brasil
PUBLICIDADE

De dois em dois anos, os brasileiros vão às urnas para escolher, alternadamente, seus representantes aos poderes Executivo e Legislativo municipais e estaduais e federais nas eleições. Próximo ao período eleitoral, entretanto, algumas dúvidas surgem, como o que o eleitor pode levar para a cabine de votação e quais roupas é proibido usar. Nesta semana, por exemplo, um post do cientista de dados Marcelo Oliveira, no Twitter, sobre o aumento da procura pela frase “pode votar de bermuda”, no Google Trends, viralizou.

Na postagem, o cientista aponta que, de tempos em tempos, a pesquisa pela possibilidade de votar de bermuda nas eleições do Brasil aumenta, assim como variáveis, como se é permitido ir votar de regata e de chinelo.

PUBLICIDADE

Mas essa dúvida não fica restrita à internet. O estoquista Vítor Baldiotti, 21, que reside e vota em Juiz de Fora, afirma não dispensar uma bermuda e um chinelo, “look” casual utilizado por muitos brasileiros.

PUBLICIDADE

“Geralmente eu procuro ir votar em horários que não tem tanto movimento, por volta de 10h30 ou 15h. Vou com a roupa que estou em casa mesmo, não me preocupo em me arrumar para ir votar!”.

Afinal, pode ou não pode votar de bermuda?

Diante das dúvidas, a Tribuna preparou uma matéria em que esclarece quais roupas pode-se ou não usar nas seções de votação, além dos documentos que é preciso levar para votar.

PUBLICIDADE

Segundo a legislação, só não é permitido votar sem camisa e trajando roupa de banho, como biquíni, maiô e sunga. Ou seja: pode votar de bermuda, chinelo e regata, entretanto, estão liberados e podem ser usados pelo eleitor na hora de votar.

Os eleitores também podem usar camisas, broches e adesivos que façam menção a seus candidatos. Os mesários, por outro lado, não podem utilizar quaisquer um destes acessórios. Os candidatos e partidos também não podem fazer distribuição de material de campanha.

PUBLICIDADE

No dia da votação

– O primeiro turno das eleições 2022 acontece no dia 2 de outubro, de 8h às 17h.

– É preciso levar um documento com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória.

– Na hora de votar, o celular deverá ficar com o mesário, já que o eleitor não pode levar o celular para a cabine de votação.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile