Ícone do site Tribuna de Minas

PSC formaliza chapa com 29 candidaturas à Câmara Municipal

Câmara Municipal 2

Fachada do Legislativo (Foto:

PUBLICIDADE

O Partido Social Cristão (PSC) formalizou, nesta segunda-feira (31), em convenção partidária remota, a chapa com 29 candidatos à Câmara Municipal de Juiz de Fora. Apesar de compor uma chapa cheia para pleitear cadeiras no Legislativo, o PSC ainda discute internamente qual candidato apoiará na corrida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), uma vez que a legenda não terá candidatura majoritária. Como informado pela Tribuna na última sexta-feira (28), o deputado estadual Noraldino Júnior e o delegado da Polícia Federal Claudio Nogueira, cotados para representar o PSC na disputa pelo Executivo, desistiram da candidatura. Ao passo que a chapa do partido deva ser inscrita junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG) nos próximos dias para ser deferida, a expectativa do PSC é anunciar, até a próxima sexta, qual candidato à PJF será apoiado nas eleições.

Embora tenha revelado à Tribuna o número de pré-candidatos da chapa para o Legislativo, o presidente do diretório municipal do PSC, Sylvio Neves, ainda mantém sob sigilo os nomes apreciados pela convenção partidária da legenda nesta segunda. “Prefiro não expor ninguém no momento. O registro da chapa no TRE-MG está nas mãos do nosso advogado, e a ideia é fazer o mais rápido possível. Tentar entre hoje (segunda-feira) e amanhã. A documentação de todos já está toda certinha. Não há pendência de nenhum candidato.” Em 2016, o partido elegeu os vereadores André Mariano e Vagner de Oliveira. Entretanto, na última janela partidária, ambos trocaram o PSC por, respectivamente, PSL e PSB, deixando a sigla sem cadeira alguma no Legislativo às vésperas do pleito.

PUBLICIDADE

Todos os pré-candidatos participaram da convenção partidária do PSC na manhã desta segunda. Mesmo com a formalização das pré-candidaturas ao Legislativo, ainda não há um consenso dentro da legenda sobre quem apoiar na disputa pelo cargo majoritário. “Não ficou definido qual caminho o partido irá tomar na questão majoritária. Deixamos em aberto para ter mais alguns dias para conversar com o grupo, ver o que cada um acha, para a gente dar um passo mais seguro. A princípio, a ideia seria fechar tudo, no máximo, até sexta, mas pode ser que isso se alongue um pouco mais, respeitando, obviamente, a questão do prazo de registro de candidaturas”, diz Sylvio. Os partidos e as coligações têm até às 19h de 26 de setembro para apresentar à Justiça Eleitoral o requerimento de registro dos candidatos.

PUBLICIDADE

Não há pré-candidatos descartados

De acordo com Sylvio, a discussão interna no PSC ainda não avançou, até o momento, especificamente, na direção de algum nome dentre aqueles que se colocaram como pré-candidatos à PJF. “A conversa está sendo feita com muita calma. Não temos que apressar nada. Estamos ouvindo bastante, tentando acompanhar qual vai ser o planejamento que cada pré-candidato a prefeito tem para a cidade (…). Estamos tentando ver quem tem plano de governo, o que está pensando para a cidade, qual o projeto, como seria possível executar os projetos que foram colocados no papel, então, da minha parte, é avaliar com muita cautela para que a coisa saia da melhor maneira possível.”

Questionado se a legenda descarta de antemão o apoio a alguma das pré-candidaturas já colocadas no cenário eleitoral, o presidente do diretório do PSC afirma que não há qualquer candidatura com a qual a legenda não possa conversar. “Eu acho que não teria, talvez, o direito de falar: ‘Esse nome está completamente descartado’, porque todos aqueles que estão na disputa têm as suas qualidades, a sua história dentro daquilo que se propôs a fazer. Então eu não poderia falar que o candidato A ou B estaria descartado, porque todos têm o seu mérito dentro da sua história, dentro da sua linha ideológica. Estamos abertos a ouvir todos aqueles que pleiteiam o cargo, a conversar com cada um deles.”

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile