Ícone do site Tribuna de Minas

Marlon Siqueira será o líder de Governo de Margarida na Câmara de JF

marlon fernando
O vereador Marlon Siqueira (PP) está na Câmara Municipal desde 2017, quando assumiu o primeiro mandato como parlamentar, ainda pelo MDB (Foto: Fernando Priamo/Arquivo TM)
PUBLICIDADE

O vereador Marlon Siqueira (PP) será o líder de Governo de Margarida Salomão (PT) na Câmara Municipal de Juiz de Fora. O nome foi confirmado pela prefeita eleita, nesta quarta-feira (30), em coletiva de imprensa, na qual também anunciou as ações inaugurais do mandato. Eleito pela primeira vez em 2016, Marlon conquistou a reeleição para o Legislativo nas eleições municipais de 15 de novembro, com 4.148 votos. A experiência acumulada por Marlon no primeiro mandato, somada ao período no Executivo enquanto secretário de Agropecuária e Abastecimento e diretor-geral do Demlurb durante o primeiro mandato do próprio primo e ex-prefeito, Bruno Siqueira (MDB), pesaram para a escolha.

De acordo com Margarida, as convergência política entre ela e Marlon também influenciaram na escolha, já que, no segundo turno, conforme a prefeita eleita, o vereador a apoiou abertamente. “Decidi pelo nome do Marlon por conta da nossa afinidade política e por conta também de ele ser um vereador que tem uma grande capacidade de articulação e experiência, uma vez que já foi vereador por um mandato. Por exemplo, não faria sentido buscarmos uma pessoa que está conhecendo a situação da Câmara. É importante já ter alguém com um pouco mais de conhecimento. E outra coisa: é uma pessoa que tem experiência dos dois lados do balcão, tanto do lado do Executivo quanto do lado do Legislativo.” No primeiro turno, o PP de Marlon apoiou a candidatura da deputada estadual Sheila Oliveira (PSL).

PUBLICIDADE

Ao confirmar o aceite ao convite, Marlon ressaltou, por meio de redes sociais, a própria “experiência de mais de 20 anos no serviço público”. “Acredito que posso contribuir muito pela cidade, com minha formação e minha trajetória profissional/política. Sou advogado e administrador por profissão, e tenho experiência de mais de 20 anos no serviço público. (…) Estou ansioso para começar, acreditando nas boas intenções e na boa vontade da nova administração em trabalhar, inovar e também ouvir os apelos da sociedade, ecoados pela Câmara Municipal (a Casa do Povo) e outros órgãos representativos. Também defenderei a manutenção de uma relação independente, porém, de respeito e fraternidade entre Executivo e Legislativo.”

PUBLICIDADE

A primeira missão de Marlon enquanto líder de Governo provavelmente será a defesa da mensagem do Executivo com o projeto de lei para a reestruturação da administração direta do Município. Conforme esboço já apresentado por Margarida ainda em 10 de dezembro, a PJF terá 20 secretarias, dentre eles a de Desenvolvimento Urbano, cujo status é de “super secretaria”. Além de a pasta aglutinar as políticas de mobilidade e moradia, anteriormente sob responsabilidade de, respectivamente, Emcasa e da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), autarquias e empresas públicas como a Cesama, o Demlurb e a Empav responderão diretamente para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano sob a gestão de Margarida.

Nomes já definidos para Empav e Demlurb

Além de confirmar o vereador Marlon Siqueira como líder de Governo, Margarida ainda anunciou as novas diretoras da Empav e do Demlurb – a Cesama terá como diretor-presidente o professor Júlio César Teixeira, que acumulará a função com a de secretário de Desenvolvimento Urbano. Ao passo que a advogada e professora Ana Lúcia Damascena será a diretora-presidente da Empav, a servidora municipal de carreira Gisele Pereira Teixeira será a nova diretora-geral do Demlurb.

PUBLICIDADE

Ana Lúcia Damascena acumula experiências no Poder Público, já que foi servidora efetiva do Município entre 1999 e 2011, e, depois, 2015, além de ter sido assessora jurídica da própria Empav entre agosto de 2019 e fevereiro de 2020. Desde fevereiro de 2010, Ana Lúcia é consultora associada da Sefair & Nascimento Advogados. A nova diretora-presidente da Empav ainda foi professora de graduação e pós-graduação da Faculdade Metodista Granbery, entre 2012 e 2019, onde atuou nas disciplinas de Direito Administrativo, Direito Tributário e Direito Financeiro. Embora seja graduada em Direito pelo próprio Granbery, Ana Lúcia é mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Gisele Pereira Teixeira, por sua vez, é servidora de carreira do Município de Juiz de Fora. Formada em Engenharia Civil e especialista em Gestão Ambiental em Municípios pela UFJF, a nova diretora-geral do Demlurb é ainda mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Gisele ainda foi professora por 13 anos nas áreas de Saneamento e Resíduos Sólidos tanto na UFJF como na Unipac.

PUBLICIDADE

Dos órgãos da administração indireta da PJF, apenas o Museu Mariano Procópio (Mapro) e o Procon não têm superintendentes até o momento, conforme admitido por Margarida Salomão. A Funalfa, por sua vez, ficará a cargo da professora Giane Elisa.

Sair da versão mobile