Ícone do site Tribuna de Minas

Vereadores reafirmam apoio à candidatura de Pardal para Câmara de JF

pardal felipe

Projeto de lei é de autoria do vereador Luiz Otávio Coelho (Pardal, PTC). (Foto: Felipe Couri/Arquivo Tribuna)

PUBLICIDADE

O vereador Luiz Otávio Coelho (Pardal, PTC) segue tentando se cacifar para a disputa pela presidência da Câmara Municipal de Juiz de Fora, após ter conseguido a assinatura de nove colegas, durante almoço em uma churrascaria no último dia 19, em apoio a sua empreitada. Nesta terça-feira (30), durante a sessão extraordinária, Pardal voltou a pedir que o grupo reafirmasse o compromisso com sua provável candidatura. Entre aqueles que subscreveram, oito estavam presentes e voltaram a manifestar suas intenções de voto. André Mariano (PSC), ausente na sessão, reafirmou o apoio por meio de mensagem encaminhada por Júlio Obama Jr. (PHS). A confirmar tais posicionamentos, Pardal tem maioria para se eleger para a chefia da Mesa Diretora da Casa.

Entre os que se manifestaram favoráveis a Pardal, além de Mariano e Obama, estão Ana Rossignoli (MDB), Cido Reis (PSB), Carlos Alberto Mello (Casal, PTB), Charlles Evangelista (PSL), José Fiorilo (PTC), Sheila Oliveira (PSL) e Wanderson Castelar (PT). Na maioria das falas, os apoiadores de Pardal manifestaram respeito ao vereador Kennedy Ribeiro (MDB), nome que vem sendo articulado como possível candidato do grupo que tem também o atual presidente da Casa, Rodrigo Mattos (PHS). Por outro lado, revelaram o anseio de que seja construída uma unidade em torno da provável candidatura de Pardal.

PUBLICIDADE

Ainda durante as falas, Sheila Oliveira reforçou que, além do nome, o apoio à Pardal significa a formação de um “grupo político” dentro da Casa. Caso a composição se confirme, ela terá um desenho heterogêneo. Tais diferenças ficaram claras nas declarações de alguns vereadores, em meio a suas posições sobre a eleição da Câmara. Entre as possíveis divergências dentro do grupo, pensamentos distintos acerca do cenário político nacional ficaram evidenciados nas falas do petista Wanderson Castelar, críticas ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), e de Charlles e Sheila, ambos do PSL, que defenderam as ideias o projeto de Bolsonaro para o país.

PUBLICIDADE

Após o apoio, no entanto, Pardal agradeceu as manifestações favoráveis. Por outro lado, Roberto Cupolillo (Betão, PT) disse para o colega ter cuidado com o “salto alto”, ao dizer que já viu reviravoltas em outros processos eletivos para a Mesa Diretora. Por sua vez, o provável candidato à presidência da Câmara disse que “não vai faltar humildade”. Betão, por fim, criticou o processo. “Estamos discutindo o quê? Por quais razões estão sendo dadas estes apoios?”, questionou. Betão afirmou ainda que pretende conversar com Castelar, seu colega de partido, sobre o processo eleitoral. Após o discurso de Betão, Kennedy defendeu a ampliação do debate. “Vamos fazer este debate para chegarmos a um consenso.”

Inicialmente, a eleição deve ocorrer na primeira quinzena de dezembro. Um projeto de resolução proposto por Obama, porém, que antecipar o pleito para o dia 30 de novembro.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile