Ícone do site Tribuna de Minas

Câmara apresenta programa para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Projetos envolvendo deficiências são apresentados na Câmara
PUBLICIDADE

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) apresentou, nesta quinta-feira (29), um programa que visa a promover a inclusão, a permanência e o desenvolvimento profissional das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O projeto foi desenvolvido por servidores da Casa e vai integrar o calendário do Programa Diversidade – Somos Todos Diferentes, também da Casa Legislativa.

“A proposta decorre da nossa observação de falta de empregabilidade para as pessoas com deficiência no município. Queremos que, com o emprego, elas possam exercer com plenitude a sua cidadania”, explicou o coordenador do programa e servidor da Câmara Municipal, Fludualdo Talis.

PUBLICIDADE

A iniciativa será composta por cinco ações: a busca ativa pela captação de candidatos interessados; a orientação para melhores entrevistas individuais; o oferecimento de cursos de qualificação profissional; o encaminhamento para vagas de emprego em empresas que desejam incluir profissionais disponíveis de acordo com o perfil dos candidatos atendidos pela iniciativa; e o apoio às empresas parceiras para diagnóstico de vagas.

PUBLICIDADE

Atendimento exclusivo voltado à inclusão

Presidida pelo vereador Maurício Delgado (UNIÃO), a comissão ainda discute a possibilidade de criação de um setor voltado exclusivamente para o atendimento às pessoas com deficiência na Câmara. Durante os debates de quinta, também foi colocada em discussão entre os presentes, incluindo representantes de entidades municipais, a necessidade de possíveis aprimoramentos do programa e da criação de outras ferramentas para fomentar a acessibilidade e a conscientização sobre o tema na cidade.

“Acho importantíssimo discutir políticas públicas de emprego, mas também de acessibilidade completa em Juiz de Fora”, avaliou Marília Bonoto, diretora do Movimento em Defesa dos Direitos da Pessoa com Esclerose Lateral Amiotrófica (MovELA).

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile